O Governo de Minas e a Embaixada dos Estados Unidos (EUA) promoveram, nesta terça-feira (18), um almoço no Palácio da Liberdade para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA, que, em 1824, foi a primeira nação a reconhecer a independência brasileira.
O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, da cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Earhart Ordoñez, de secretários de Estado e de outras autoridades mineiras.
Durante o encontro, foi destacada a relação entre os EUA e Minas Gerais, com o objetivo de estreitar e consolidar laços comerciais e de cooperação em áreas como ciência e tecnologia, ensino superior, indústria e tecnologia, entre outras.
As relações de cooperação entre os Estados Unidos e Minas Gerais vêm se fortalecendo ao longo dos anos. Em maio, o Governo de Minas realizou uma missão a Nova Iorque e Washington, onde ocorreram encontros estratégicos nas áreas econômica, ambiental e de energia, contribuindo para consolidar a imagem de prestígio de Minas no contexto federativo brasileiro.
Os investimentos americanos em Minas Gerais somam aproximadamente R$ 41,9 bilhões, gerando 49.570 empregos diretos e 15.671 indiretos. Entre janeiro e outubro de 2023, o estado exportou cerca de US$ 3 bilhões para os EUA, tendo como principais produtos comercializados o ferro e o café.