Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Juiz de Fora Mobiliza-se Contra a Tuberculose com Ações de Conscientização

Iniciativa da Prefeitura marca o Dia Mundial da Tuberculose com distribuição de materiais educativos e orientações de saúde

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 377 acessos
Juiz de Fora Mobiliza-se Contra a Tuberculose com Ações de Conscientização
PJF / DIvulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em antecipação ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Prefeitura de Juiz de Fora anuncia uma campanha de conscientização intitulada “JF Livre da Tuberculose”. Nesta sexta-feira, 22 de março, das 9h às 12h, a Farmácia Central da cidade, situada na Avenida Presidente Itamar Franco, será o palco de uma série de atividades educativas destinadas ao público. A programação inclui a distribuição de cartilhas informativas, sessões de esclarecimento sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, além de iniciativas de busca ativa por contatos de pacientes.

Thiago Soares Pires, farmacêutico supervisor da Farmácia Central, enfatiza a importância do papel dos profissionais de saúde no combate à tuberculose. De acordo com Pires, a equipe de saúde é fundamental no processo de identificação de sintomas, diagnóstico precoce, rastreamento de contatos, administração do tratamento e monitoramento dos pacientes. Ele alerta para as dificuldades relacionadas à adesão ao tratamento, que dura no mínimo seis meses, sublinhando os riscos associados ao abandono do mesmo, como o desenvolvimento de cepas bacterianas resistentes aos antibióticos.

A tuberculose, doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch, tem os pulmões como principal órgão afetado, embora possa também manifestar-se em outros órgãos. A transmissão acontece por via aérea, a partir de pacientes com a forma laríngea ou pulmonar da doença. Entre os sintomas mais comuns estão tosse persistente por mais de três semanas, febre baixa vespertina, suor noturno, perda de apetite, emagrecimento e rouquidão.

Leia Também:

O procedimento padrão para o diagnóstico e tratamento da tuberculose em Juiz de Fora inicia-se nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os casos pulmonares são tratados. Casos extrapulmonares ou de pacientes em áreas não cobertas pelo serviço são encaminhados para tratamento no setor de Tisiologia do Pam Marechal. A ação reforça o compromisso da administração municipal com a saúde pública e a erradicação da tuberculose na região.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )