O Governo de Minas Gerais, em uma parceria estratégica entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Fundação Hemominas, inicia nesta quarta-feira (17/06) uma mobilização especial nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Batizada de "Dia D", a campanha integra o movimento Junho Vermelho e visa conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, além de facilitar o agendamento de coletas diretamente nas praças de atendimento ao cidadão.
Enfrentamento à baixa de estoques no inverno e impacto social
A escolha do mês de junho para intensificar as ações responde a um desafio sazonal enfrentado anualmente pela rede de saúde mineira. Com a chegada do inverno, a conjunção de temperaturas mais baixas e o aumento de doenças respiratórias típicas da estação provocam uma queda acentuada no comparecimento dos doadores habituais aos hemocentros.
Esse recuo nos agendamentos ocorre em um período onde a manutenção dos bancos de sangue é considerada vital para suprir as demandas médicas e cirúrgicas complexas em todo o estado. Técnicos da área médica reforçam o impacto do gesto: uma única bolsa de sangue coletada tem a capacidade de salvar até quatro vidas, já que os componentes (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado) são fracionados e destinados a diferentes pacientes de acordo com a necessidade clínica.
Cronograma de atendimento e municípios participantes
Facilidade no Acesso: Equipes especializadas da Hemominas estarão nas recepções das UAIs a partir das 10h para sanar dúvidas técnicas e realizar o agendamento imediato da doação no sistema para os cidadãos e colaboradores interessados.
As ações de conscientização presencial foram divididas em três datas específicas e contemplam dez unidades estratégicas em Minas Gerais:
| Data da Ação | Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Participantes |
|---|---|
| Quarta-feira (17/06) | Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora (Shopping Jardim Norte), Juiz de Fora (Shopping Santa Cruz), Montes Claros, Poços de Caldas e São João del-Rei. |
| Quinta-feira (18/06) | Sete Lagoas (Unidade Canaã). |
| Terça-feira (23/06) | Belo Horizonte (Unidade Barreiro / ação estendida ao Hemocentro de BH) e Pouso Alegre. |
Como os cidadãos que não vão às UAIs podem agendar uma doação de sangue? O agendamento prévio pode ser efetuada a qualquer momento de forma totalmente digital, seja pelo site oficial da Fundação Hemominas ou de maneira centralizada pelo aplicativo oficial do Governo Estadual, o MG App.
Por que os estoques de sangue sofrem redução expressiva no meio do ano? A queda decorre das temperaturas frias e do avanço de enfermidades sazonais de inverno, fatores que reduzem a circulação de voluntários e impedem temporariamente aqueles que manifestam sintomas gripais de doarem.
Os funcionários que trabalham nas UAIs também poderão doar sangue na campanha? Sim. A programação do Governo de Minas estruturou um momento de conscientização e triagem voltado exclusivamente para o público interno das unidades, visando incentivar os colaboradores a se tornarem doadores.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se