Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 15 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Governo de Minas cria painel de oportunidades para aproximar jovens do mercado de trabalho

Plataforma “Talentos da Educação” reúne informações de profissionais egressos do programa Trilhas de Futuro e dos cursos da educação profissional da rede estadual

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
/ 93 acessos
Governo de Minas cria painel de oportunidades para aproximar jovens do mercado de trabalho
Cristiano Machado/Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Aumentar a empregabilidade e ampliar as perspectivas para os jovens rumo ao mercado de trabalho. Esses são os objetivos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com a criação de um painel de oportunidades, o Talentos da Educação. A plataforma unificada é gratuita e pública, e reúne informações sobre a disponibilidade de jovens profissionais qualificados nos municípios mineiros. 

A iniciativa foi criada para dar maior visibilidade aos jovens que estão se formando por meio do programa Trilhas de Futuro e das turmas de educação profissional da rede, aproximando-os das oportunidades de trabalho e das empresas que estão buscando profissionais qualificados e recém-formados. A novidade já está disponível no site do Trilhas e pode ser acessada neste link.

O Talentos da Educação traz informações sobre o número de estudantes de cada curso técnico das escolas estaduais que oferecem educação técnico-profissional, das instituições cadastradas no Trilhas, bem como a previsão de conclusão dos cursos.

Leia Também:

O usuário da plataforma pode filtrar os dados por município, regional, curso técnico e data prevista para a conclusão dos estudos. Essa medida aproxima as empresas dos estudantes e possibilita uma chance maior de inserção desses  jovens no mercado de trabalho.

A ideia é aumentar a empregabilidade e reunir, em um só local, informações que facilitem o recrutamento das empresas e forneça oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional aos jovens estudantes.

“Com isso, a gente consegue aproximar os dois polos e, assim, tanto a empresa que está demandando, quanto a instituição ofertante do curso, tem um contato mútuo para levar esses estudantes que formam às vagas que estão sendo oportunizadas", pontua a coordenadora de Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza. 

1MiO

Uma outra frente de atuação para ampliar as possibilidades dos jovens é o programa Um Milhão de Oportunidades para o Futuro (1Mio) - Minas Gerais, parceria entre o Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, e o Governo de Minas, por meio do programa Trilhas de Futuro. Para isso, são oferecidos gratuitamente cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio, com foco na inclusão socioprodutiva, conectividade, desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e transição positiva. 

A parceria tem como objetivo principal promover o engajamento, juntamente com o setor privado, para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade. 

Ambas as iniciativas — Talentos da Educação e  1MiO - Minas Gerais —  visam qualificar e inserir os jovens no mercado de trabalho, com capacidade e preparação para disputarem uma vaga.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: SECOM - Superintendência de Imprensa
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )