No segundo dia do 10º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Porto Alegre (RS), os governadores da região continuaram suas agendas de trabalho, abordando questões fundamentais como segurança pública, meio ambiente e relação com a União.
Durante a tarde, os chefes de Executivo dos sete estados (MG, PR, ES, SC, SP, RS e RJ), juntamente com outras autoridades e representantes, participaram de reuniões estratégicas para discutir propostas e avanços nessas áreas. Temas como segurança pública, meio ambiente, defesa civil, dívida com a União e situação orçamentária foram abordados com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem no Sul e Sudeste do país.
No período da manhã, os governadores acompanharam discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) sobre Procuradoria-Geral do Estado, Planejamento e Governo Digital, e Malha Ferroviária. As propostas debatidas nesses grupos temáticos serão incluídas na Carta do Rio Grande do Sul, que será assinada pelos governadores ao final do evento.
Diálogo sobre a dívida dos estados:
Durante o encontro com secretários de Fazenda dos estados para discutir a dívida com a União e um possível acordo com o Governo Federal, o governador Romeu Zema ressaltou a importância do diálogo para encontrar soluções para o problema financeiro enfrentado pelos estados.
Segurança pública em foco:
Os governadores também se reuniram para discutir medidas para melhorar a segurança pública na região, destacando a necessidade de cooperação para enfrentar o crime organizado e promover mudanças legislativas importantes.
Compromisso com o meio ambiente:
Outra reunião abordou temas relacionados ao meio ambiente e ações de defesa civil nos estados. Foi destacada a importância da integração entre as secretarias de Meio Ambiente e as defesas civis estaduais para promover ações efetivas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O encontro do Cosud proporcionou um espaço vital para o alinhamento de estratégias e a busca por soluções conjuntas para desafios compartilhados pelos estados do Sul e Sudeste do Brasil.