Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Política

Governador Romeu Zema assina Protocolo de Intenções para combater o desmatamento ilegal em Minas Gerais

Minas e municípios fortalecem compromisso contra o desmatamento

Redação
Por Redação
/ 352 acessos
Governador Romeu Zema assina Protocolo de Intenções para combater o desmatamento ilegal em Minas Gerais
Gil Leonardi / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta terça-feira (23/5) de um evento para assinar o Protocolo de Intenções entre o governo do estado e municípios visando o desenvolvimento de ações preventivas conjuntas para redução do desmatamento ilegal. O protocolo, intitulado "Minas Contra o Desmatamento", foi assinado pelas prefeituras das regiões com maior incidência de desmatamento, com base em fiscalizações realizadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Zema reforçou o compromisso do governo no combate ao desmatamento ilegal e pediu a atenção dos prefeitos para essa questão. O governador ressaltou a importância de agilizar as fiscalizações para evitar o avanço do desmatamento no estado. O objetivo é acompanhar de perto as áreas críticas e garantir uma atuação mais rápida e efetiva.

Nesse sentido, a união de esforços entre o poder público, setor produtivo, terceiro setor e sociedade é fundamental para obter resultados mais efetivos. O plano de ação para combate ao desmatamento, válido para o biênio 2023-2024, prevê o fortalecimento do diálogo com os setores produtivos e governos municipais, conscientizando a sociedade sobre as consequências do desmatamento ilegal e promovendo a regularização das intervenções.

Leia Também:

Fiscalização

No primeiro trimestre de 2023, foram realizadas 2.946 fiscalizações ambientais em Minas Gerais com o objetivo de conter o desmatamento. Essas fiscalizações resultaram em 1.920 infrações relacionadas ao desmatamento.

Durante esse período, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou 52 operações em conjunto com a Polícia de Meio Ambiente de Minas Gerais (PMMG) para combater o desmatamento ilegal.

Comparando com os anos anteriores, em 2021 foram fiscalizados 13 mil hectares de área do Cerrado e 4,3 mil hectares da Mata Atlântica em Minas Gerais. Já em 2022, os números aumentaram para 20,5 mil hectares fiscalizados no Cerrado e 9 mil hectares na Mata Atlântica. Até abril de 2023, foram fiscalizados 5 mil hectares no Cerrado e 845 hectares na Mata Atlântica.

As ações de fiscalização do desmatamento são direcionadas com base em vários fatores, incluindo o monitoramento contínuo da vegetação nativa realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Esse monitoramento permite detectar mudanças na cobertura do solo em um curto intervalo de tempo, facilitando a identificação de áreas desmatadas ilegalmente.

No primeiro trimestre de 2023, foi identificado um total de 5.650 hectares de áreas desmatadas, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do estado. Os municípios de Januária, Bonito de Minas, João Pinheiro, Santa Fé de Minas, Buritizeiro, Coromandel, Paracatu, Chapada Gaúcha, Várzea da Palma e Três Marias apresentaram os maiores focos de desmatamento nesse período.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )