O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Fonplata (Banco de Desenvolvimento formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai) formalizaram, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, uma nova operação de crédito internacional no valor de US$ 30 milhões — o equivalente a cerca de R$ 150 milhões. Os recursos serão integralmente repassados a prefeituras mineiras por meio de linhas de financiamento público de longo prazo.
A cerimônia de assinatura do contrato ocorreu na sede do BDMG, em Belo Horizonte. Os investimentos captados serão direcionados para estruturação de projetos municipais nas áreas de sustentabilidade ambiental, saneamento básico, modernização de espaços públicos, mobilidade urbana, transporte e aquisição de maquinário pesado para conservação de estradas vicinais.
O montante soma-se a um balanço robusto: apenas no primeiro semestre, o BDMG já celebrou R$ 475 milhões em contratos com administrações municipais em Minas Gerais. Os repasses são liberados gradualmente, conforme o cronograma físico-financeiro de execução das obras em cada cidade. No fechamento do ano passado, o banco contabilizava contratos ativos vigentes com 428 municípios.
Crédito acessível para pequenos municípios
Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, a captação com organismos multilaterais estrangeiros é estratégica para garantir juros competitivos e prazos de carência estendidos, beneficiando especialmente localidades menores da Zona da Mata e de outras regiões periféricas.
“O banco chega às prefeituras de todas as regiões, incluindo as de menor porte que só têm o BDMG como fonte de financiamento. Dessa forma, mesmo quem reside em pequenas cidades pode ser beneficiado com um projeto financiado pelo BDMG. A cada nova parceria ampliamos nossa capacidade de apoiar os municípios”, explica o presidente.
Raio-X do Financiamento Internacional BDMG & Fonplata:
│
├─► Volume do Novo Aporte ──► US$ 30 milhões (Aproximadamente R$ 150 milhões)
├─► Destino do Crédito ─────► Projetos municipais de saneamento, asfalto e transportes
├─► Histórico Recente ──────► R$ 170 milhões já captados e distribuídos em 2024
└─► Atuação Global ─────────► BDMG acumulou R$ 475 milhões em contratos só no 1º semestre
A vice-presidente de Operações do Fonplata, Eliana Dam, endossou o caráter social do acordo econômico. “Esta assinatura reflete a confiança mútua e nosso compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Estamos convencidos de que esta aliança continuará gerando oportunidades e fortalecendo a capacidade de investimento”, asseverou.
A secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico de Minas, Maria Amélia Lins, concluiu apontando que a parceria valida o grau de investimento e a responsabilidade fiscal do estado frente ao mercado externo, permitindo que gestores municipais tirem do papel obras essenciais de macrodrenagem e urbanização.
Parceria de longo prazo
A cooperação técnica e financeira entre as duas instituições bancárias começou em 2020, quando o BDMG fez história ao se tornar o primeiro banco público subnacional do Brasil a captar fundos diretamente com o Fonplata, em uma rodada inicial de US$ 36 milhões. Posteriormente, em 2024, uma segunda tranche de US$ 34 milhões (R$ 170 milhões) foi obtida e integralmente escoada para o caixa das prefeituras do interior.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se