A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia nesta segunda-feira (10), o prazo para envio de documentos dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O procedimento, obrigatório para a efetivação da matrícula, deve ser realizado exclusivamente on-line até quinta-feira, 13. Somente aqueles que já concluíram a pré-matrícula virtual poderão participar dessa etapa.
A documentação exigida varia conforme a modalidade de ingresso – ampla concorrência ou cotas. Todos os arquivos precisam ser digitalizados com qualidade, sem rasuras ou cortes, e não podem ultrapassar 3MB cada. As informações completas estão na Portaria de Matrícula.
Documentos obrigatórios
Todos os aprovados devem enviar cópias de documentos como foto 3x4 recente, certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF, comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Maiores de 18 anos devem apresentar título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral. Para homens, é exigido certificado de reservista ou alistamento militar.
Os candidatos das cotas precisam apresentar documentos adicionais, como declaração da escola sobre o ensino médio em instituição pública.
Comprovação de renda e outros critérios específicos
Para grupos de cotas que exigem comprovação de renda, a lista de documentos pode chegar a 41 itens, dependendo da composição familiar. O candidato deve declarar a renda de todas as pessoas que vivem na mesma casa, incluindo salários, pensões e benefícios. Há ainda declarações específicas a serem preenchidas, como ausência de rendimentos ou ajuda financeira de terceiros.
Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico atualizado e, em alguns casos, exames complementares. Já os autodeclarados pretos e pardos passarão por uma banca de heteroidentificação, enquanto indígenas e quilombolas precisam anexar declarações de suas comunidades.
Após o envio da documentação, a matrícula entrará em análise no sistema acadêmico. O status será confirmado posteriormente, mas os alunos já poderão frequentar as aulas.
Possibilidade de antecipação do ingresso
Aqueles aprovados para o segundo semestre podem ter a matrícula antecipada para o primeiro período letivo. Para isso, devem acompanhar os editais específicos publicados na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara). Caso a antecipação seja concedida, as aulas começam em 22 de abril.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou nos contatos específicos de cada grupo de matrícula.