As professoras Priscila de Faria e Ana Paula Cândido assumiram oficialmente a direção e a vice-dire direção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade de posse ocorreu na noite da última quinta-feira, 22, consolidando o início de um mandato de quatro anos à frente da unidade acadêmica.
Em resumo:
- Priscila de Faria e Ana Paula Cândido assumiram a direção e vice-direção do ICB da UFJF.
- A gestão terá duração de quatro anos.
- Cerimônia contou com a presença da reitora Girlene Alves e do vice-reitor Telmo Ronzani.
A cerimônia contou com a presença da reitora Girlene Alves, do vice-reitor Telmo Ronzani, da gestão anterior liderada pelo professor Lyderson Viccini, além de estudantes, docentes, familiares e servidores técnico-administrativos.
A nova diretora, Priscila de Faria, deixa o cargo de pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF para assumir o novo desafio institucional. Com uma trajetória consolidada na universidade, ela destacou a importância do instituto em sua formação acadêmica e profissional. A mesa de honra do evento também reuniu pró-reitores, diretores de outras unidades, trabalhadores terceirizados e a ex-vice-diretora Pâmela Gerheim, marcando a transição de comando no ICB.
Trajetória acadêmica e gestão Prata da casa
Formada em Farmácia e Bioquímica pelo próprio ICB em uma época em que a instituição ainda não dispunha de programas de pós-graduação, Priscila buscou qualificação fora de Juiz de Fora para retornar e contribuir com o desenvolvimento local.
Atualmente professora titular e pesquisadora no Departamento de Bioquímica, ela integra a administração superior da UFJF desde novembro de 2020. Em 2024, assumiu a Pró-Reitoria e, nos anos de 2025 e 2026, atuou na Coordenação Nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação junto à Andifes.
A vice-diretora Ana Paula Cândido, docente da Faculdade de Nutrição, ressaltou a sintonia profissional mantida com Priscila desde 2009 e agradeceu o trabalho realizado pelo ex-gestor Lyderson Viccini. O ICB atende atualmente cerca de 3.500 estudantes a cada semestre, contando com um corpo docente de 120 professores e 53 técnico-administrativos em educação. A unidade se prepara para celebrar marcos importantes em breve, como os 60 anos do curso de Ciências Biológicas e os 20 anos do curso de Nutrição.
Passagem de bastão e compromisso com o futuro
Após liderar o instituto por oito anos, o ex-diretor Lyderson Viccini agradeceu a confiança da comunidade acadêmica e pontuou as conquistas de sua gestão, com destaque para a finalização do Plano Diretor do ICB em 2023. Aprovado pelo Conselho de Unidade, o documento foi estruturado como uma política de Estado para orientar futuros gestores. A reitora Girlene Alves também reforçou o apoio da administração superior, desejando sucesso às novas dirigentes na elaboração de políticas públicas e percursos formativos sólidos.
Perfil da nova direção do instituto
Priscila de Faria é mestre em Biologia Celular e Molecular, doutora em Ciências e atua nos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciências Biológicas. Sua experiência acadêmica é consolidada na área de Bioquímica, com foco especial na bioquímica de macromoléculas.
Sua vice, Ana Paula Cândido, é nutricionista, mestre e doutora em Ciências Biológicas, além de professora associada da instituição. Ela atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e coordena o grupo de pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva, tendo exercido anteriormente a coordenação do curso de Nutrição da UFJF.
*Com informações oficiais de UFJF.
Mais notícias de Educação no portal RCWTV.
Leia também no portal RCWTV:

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se