Aguarde, carregando...

Terça-feira, 27 de Outubro 2026
Saúde

Quatro jornalistas da EBC são finalistas em prêmio nacional de saúde

A Agência Brasil também se destacou entre as principais agências de notícias da premiação, que teve 83% de mulheres indicadas.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Quatro jornalistas da EBC são finalistas em prêmio nacional de saúde
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quatro jornalistas da EBC e a Agência Brasil foram reconhecidas entre os destaques do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar de 2026. A lista dos selecionados foi divulgada nesta terça-feira (28), antecedendo a cerimônia de entrega marcada para 17 de novembro, em São Paulo.

A Agência Brasil conquistou posição entre as três agências de notícias mais admiradas do país, figurando ao lado da Agência Fiocruz e da Agência Fapesp.

Entre os 25 profissionais mais admirados do Brasil na categoria geral estão as repórteres Tâmara Freire e Paula Laboissière, da Agência Brasil, além da jornalista Patrícia Serrão, da Radioagência.

Publicidade

Leia Também:

Na categoria regional do Centro-Oeste, o destaque ficou para as jornalistas Raíssa Saraiva e Paula Laboissière, que figuram entre as três mais votadas. Ao todo, a edição teve forte presença feminina, correspondendo a 83% das indicações.

Premiação e categorias

A iniciativa é promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Jornalistas&Cia e o Portal dos Jornalistas. A premiação homenageia 36 profissionais em categorias Geral, Regionais, Colunista e Jornalista Especializado em Ciência.

Os vencedores finais do TOP 5 +Admirados Jornalistas do Ano e os primeiros colocados das 14 categorias serão anunciados oficialmente durante o evento na capital paulista.

Reconhecimento profissional

Para as profissionais premiadas, a conquista reflete a importância da representatividade. Patrícia Serrão ressaltou que ver duas mulheres que convivem com doenças raras alcançarem esse destaque fortalece toda a comunidade e a ocupação desses espaços na mídia.

Raíssa Saraiva, que apresenta com Patrícia o podcast VideBula, enfatizou a responsabilidade de traduzir a linguagem técnica da saúde para o público geral com acessibilidade e qualidade.

A jornalista Tâmara Freire destacou que a premiação reflete o respeito dos próprios colegas de profissão, contando com a chancela de uma instituição de prestígio como o Albert Einstein.

Paula Laboissière enfatizou que o reconhecimento renova o propósito com a comunicação pública e com a oferta de informação confiável para combater notícias falsas.

A diretora de Jornalismo da EBC, Myrian Pereira, afirmou que o prêmio valida o compromisso ético e rigoroso da empresa com a difusão de conteúdos de relevância pública.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )