Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 19 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Setembro Amarelo: conheça 16 ações de apoio à saúde mental na UFJF

Conheça algumas ações de atenção à saúde mental realizadas na UFJF

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
/ 155 acessos
Setembro Amarelo: conheça 16 ações de apoio à saúde mental na UFJF
Imprensa I Comunicação UFJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Você sabia que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem uma gama de serviços voltados ao bem-estar e à saúde mental? Há projetos voltados para estudantes, servidores, além da comunidade em geral – inclusive de outras partes do Brasil, por meio da realização de atendimentos a distância. 

Entre as ações, estão atendimento psicoterápico, plantão psicológico a estudantes, acolhimento e orientações a pessoas em dependência de álcool e outras drogas, apoio a pessoas em processo de luto, além de sessões guiadas de yoga e meditação. 

No âmbito da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio, confira 16 serviços de atenção à saúde mental oferecidos pela UFJF: 

Leia Também:

Centro de Psicologia Aplicada (CPA): 

Os projetos listados abaixo são realizados no Centro de Psicologia Aplicada, localizado no bloco C do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus da UFJF. O contato com a equipe do local pode ser realizado por meio do telefone (32) 2102-3121 ou pelo e-mail [email protected]. A página do Centro no Instagram é @cpaufjf

1 – Psicoterapia individual: 

O CPA realiza atendimentos clínicos de psicoterapia a crianças, jovens e adultos. Pessoas interessadas devem se inscrever para o sorteio, por meio de formulário eletrônico. O processo ficará aberto até as 21h da próxima terça-feira, 26. O resultado será divulgado no perfil do CPA no Instagram. 

O atendimento psicoterápico é gratuito, presencial e voltado para pessoas que residem em Juiz de Fora. Confira outras informações sobre o procedimento de inscrição e o sorteio

Contato: (32) 2102-3121, cpa.psicologia@ufjf.brufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram).

2 – Falatrans – escuta psicanalítica para pessoas trans:
O projeto oferece atendimento psicológico de orientação psicanalítica às pessoas que se identificam como transgênero, de Juiz de Fora e região, além de outras partes do Brasil. As sessões são realizadas nos formatos presencial e on-line. O objetivo é oferecer um espaço de fala e escuta para as pessoas trans que queiram partilhar sua experiência com a transexualidade e que buscam apoio na construção de nova identidade. 

A pessoa interessada deve entrar em contato com a secretaria do CPA, para entrar na lista de espera do atendimento. Em caso de ser menor de idade, o contato deve ser feito por um responsável legal. Um integrante do projeto entrará em contato assim que possível. 

Contato: (32) 2102-3121, cpa.psicologia@ufjf.brufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

3 – Grupo de Tímidos
O projeto é voltado à promoção da melhoria das relações de quem sofre com a ansiedade social. O atendimento é realizado em grupo, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental, voltado a pessoas maiores de 18 anos e que não estejam em terapia no momento. 

O interessado deve entrar em contato com a secretaria do CPA, para entrar na lista de espera do atendimento. O Grupo de Tímidos é um projeto de extensão que integra o Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas), do Departamento de Psicologia da UFJF. 

Contato: (32) 2102-3121, cpa.psicologia@ufjf.br[email protected],  ufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

4 – Clarices:
A iniciativa presta atendimento psicológico a mulheres usuárias de álcool e outras drogas, nas modalidades grupal e individual, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

A usuária deve entrar em contato com a secretaria do CPA, para entrar na lista de espera do atendimento. 

Contato: (32) 2102-3121, cpa.psicologia@ufjf.brprojetoclarices@gmail.comufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

5 – Intervenção Neuropsicológica com Foco nas Dificuldades de Aprendizagem
O projeto oferece intervenção com base na perspectiva teórica da neuropsicologia cognitiva, com o objetivo de prevenir ou atenuar dificuldades no aprendizado de leitura, escrita e matemática. 

Podem participar alunos da Educação Infantil com problemas de linguagem oral e em risco de desenvolverem dificuldades de leitura e escrita ou com problemas no senso numérico, além de alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental que apresentem dificuldades de leitura e escrita ou no aprendizado de matemática. Todas as crianças atendidas são encaminhadas ao CPA, onde também passam por avaliação. Professores e responsáveis por alunos de escolas públicas de Juiz de Fora também estão no foco do projeto, podendo assistir a palestras e workshops. 

Contato: (32) 2102-3121, cpa.psicologia@ufjf.brufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

6 – Homens Autores de Violência Doméstica
O projeto oferece atendimento psicológico em grupo a homens envolvidos em episódios de violência contra a mulher e a família. Podem ser atendidos apenas homens encaminhados pelo Poder Judiciário em Juiz de Fora. 

Contato: (32) 2102-3121, cpa.psicologia@ufjf.brufjf.br/cpapsicologia e @cpaufjf (Instagram)

Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar/Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Cossbe/Siass):

As ações listadas abaixo são realizadas no âmbito da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), que tem em sua estrutura uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass). O órgão é um dos setores que compõem a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). As atividades integram o programa Pró-Vida, voltado a servidores da UFJF. 

A Cossbe/Siass fica localizada próxima à Faculdade de Comunicação (Facom). 

7 – 15 minutos de Atenção
O projeto oferece práticas guiadas de meditação, respiração e relaxamento com duração de até 15 minutos. A intenção é proporcionar um momento de pausa e autoconsciência durante o dia. As práticas são adaptadas para o ambiente de trabalho. 

Os encontros são virtuais e ocorrem de segunda a quinta, às 7h30, por meio do Google Meet. A entrada é automática para usuários que tenham e-mail com domínio UFJF. A participação é limitada pela plataforma a cem pessoas. A sala é aberta cinco minutos antes do horário de encontro.  

8 – Yoga e Saúde

O projeto oferece práticas de yoga a servidores da UFJF, às segundas-feiras, em dois horários: das 7h30 às 8h30 e das 9h às 10h, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Durante as práticas, são realizados exercícios articulares, respiratórios, de concentração, relaxamento e alongamento. 

A intenção é elevar as interações entre corpo e mente e contribuir para a melhoria das condições de saúde e para o bem-estar físico e mental. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail saudedotrabalhador.[email protected]

9 – Sangha

O propósito do Sangha é promover um tempo-espaço para meditação em grupo para pessoas que já possuem alguma experiência com prática meditativa. Os encontros são realizados às segundas-feiras, das 8h30 às 9h, na Faculdade de Educação Física e Desportos. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail saudedotrabalhador.[email protected].  

10 – Atenção à Saúde Mental
Serviço de acolhimento a servidores que apresentem sofrimento mental. Por meio da escuta psicológica e/ou psicossocial, são pensadas, junto ao atendido, estratégias de encaminhamentos para intervenções individuais ou coletivas, de acordo com as situações apresentadas. 

Os servidores acolhidos são encaminhados pelo Serviço de Perícia Médica Oficial do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) ou por meio de solicitação a ser feita pelo e-mail [email protected]

O contato com a Cossbe/Siass também pode ser feito pelo telefone (32) 2102-3815. 

No campus avançado de Governador Valadares, o Siass também oferece serviço de acolhimento psicológico. O servidor tem acesso a uma escuta qualificada de suas demandas, além de ser orientado por profissional da equipe do Siass e receber demais informações. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected]. O contato também pode ser feito pelo telefone (33) 3301-1004 e pela página do Siass/GV no Instagram

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae):

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) atua no enfrentamento de demandas socioeconômicas dos estudantes, com foco na democratização da permanência no Ensino Superior, além de ter ações direcionadas ao atendimento de demandas psicopedagógicas. O objetivo é fazer com que os estudantes sejam acolhidos e reconhecidos. 

11- Plantão Psicológico
O serviço é um espaço de acolhimento, análise e orientação para o aluno. Para cada turno do plantão, são disponibilizadas três vagas. As inscrições podem ser feitas no dia e turno do plantão oferecido, por meio de formulário eletrônico, no site ufjf.br/proae, na aba “Plantão Psicológico”. As sessões acontecem presencialmente, no mesmo dia e turno da reserva. A partir do plantão, o estudante pode passar a ter outros formatos de atendimento. 

A Proae fica localizada no Anexo do ICB. Contato: (32) 2102-3777, ufjf.br/proae@proaeufjf (Instagram)

Centro de Atenção Psicossocial (Caps Liberdade) e Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário (HU/UFJF)/Ebserh 

O Caps Liberdade e o Serviço de Psiquiatria do HU, ambos localizados no bloco G do hospital, também oferecem serviços de saúde mental. Os serviços funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. O HU fica localizado na Avenida Eugênio do Nascimento, s/n – Bairro Dom Bosco.

12 – Serviço de Psiquiatria do HU
O serviço conta com nove ambulatórios especializados que atendem diversas demandas, tais como pessoas com transtornos alimentares, de ansiedade, de humor, da infância, Transtorno do Espectro Autista e problemas com álcool e outras drogas. 

Para ser atendido, o paciente precisa primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em especial na região Oeste de Juiz de Fora, que compreende as unidades dos bairros Santos Dumont, Teixeiras, São Pedro, Borboleta e Dom Bosco. 

Os profissionais das UBS poderão encaminhar o paciente para o serviço. Em alguns dos ambulatórios, basta que o interessado vá ao Caps Liberdade e agende o acolhimento, que é feito por uma equipe multidisciplinar. Pacientes acompanhados em outros setores do HU Dom Bosco também podem ser encaminhados para o atendimento psiquiátrico.  

13 – Caps HU – Liberdade
São oferecidas oficinas terapêuticas e realizadas outras atividades no Caps. A equipe é multidisciplinar, e os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. 

Para ser atendido, o paciente precisa primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em especial na região Oeste de Juiz de Fora, que compreende as unidades dos bairros Santos Dumont, Teixeiras, São Pedro, Borboleta e Dom Bosco. Pacientes do território do Caps Liberdade que estejam em unidades de internação/leito em hospitais (Ana Nery, João Penido e HPS) também podem ser encaminhados para o Caps. 

14 – Projeto Enlutar
São realizadas atividades como grupos de suporte psicológico e análise de sintomas de ansiedade, depressão e indicadores de luto prolongado. Há duas opções de encontros dos grupos: presencialmente ou on-line. Os grupos presenciais ocorrem nas sextas-feiras, pela manhã, no Ambulatório de Luto, do Caps Liberdade, do HU Dom Bosco (Avenida Eugênio do Nascimento, s/nº, Bairro Dom Bosco). 

O projeto oferece, ainda, capacitação a instituições que tenham interesse em desenvolver ações de suporte e educação sobre morte e luto.

Contato: projetoenlutar@gmail.com e @projetoenlutar (Instagram)

15 – Produção de cuidados sociocomunitários em saúde mental e valorização dos saberes e práticas populares
A ação, voltada ao âmbito sociocomunitário, visa à valorização de saberes e práticas desses territórios, marcados pela desigualdade social – o que contribui para a produção de quadros de sofrimento. São oferecidos cursos de aperfeiçoamento para profissionais de saúde, lideranças comunitárias e participantes de movimentos sociais, além de material de orientação para ações de cuidado em saúde mental na esfera sociocomunitária. O projeto é realizado no âmbito do Departamento de Psicologia da UFJF, em articulação com movimentos sociais, e, no momento, não está aberto para inscrições.  

16 – Álcool e Saúde
O programa realiza uma intervenção para o tratamento de pessoas que tenham problemas com o uso de álcool e consiste em 12 sessões de psicoterapia on-line. As sessões são individuais e conduzidas por psicólogos treinados e supervisionados. O método utilizado é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajuda a identificar e modificar pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados ao álcool. Podem participar homens e mulheres com mais de 18 anos que preencham critérios para dependência de álcool. A iniciativa é aberta para pessoas de diversas partes do país e integra o Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia), do Departamento de Psicologia da UFJF. 

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no perfil do programa Álcool e Saúde no Instagram (alcool_saude). Após a inscrição, o usuário será contatado por um dos psicólogos do programa, para avaliação on-line. 

O Álcool e Saúde também possui um site e um aplicativo. Em ambos, é possível fazer avaliação do padrão de consumo de álcool, receber feedback personalizado e participar de uma intervenção on-line. O app é gratuito e está disponível na Play Store

Contato: programaalcoolesaude@gmail.comalcoolesaude.com.br e @alcool_saude (Instagram)

Siga a UFJF nas redes sociais

Instagram: ufjf

X (Twitter): ufjf_

Tik Tok: ufjf_oficial

Facebook: ufjfoficial

Spotify: ufjfoficial

Youtube: TVUFJF

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa I Comunicação UFJF
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )