Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 28 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Projeto "Olhar a Cidade" mobiliza moradores para mapear demandas e revisar lei urbanística em Juiz de Fora

Oficinas "Seu bairro, sua opinião" coletam perspectivas locais e engajam a comunidade no planejamento urbano da cidade

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
Projeto
Foto: Prefeitura de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, entre os dias 5 e 14 de dezembro, as oficinas “Seu bairro, sua opinião”, em todas as regiões da cidade, com o intuito de levantar demandas e conhecer a cultura específica de cada local, sob a perspectiva dos moradores. Essa iniciativa é parte integrante do projeto “Olhar a Cidade”, cujo objetivo é realizar um diagnóstico abrangente das áreas urbanas e contribuir para a revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

 

Durante os encontros, os participantes de cada Região de Planejamento foram convidados a mapear as necessidades de infraestrutura e a compartilhar suas experiências sobre o território em que residem. As informações coletadas foram registradas em fichas, categorizando os pontos positivos e negativos elencados. Denyse Delgado, assessora técnica da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), destacou a importância da participação popular, frisando que todas as oficinas foram realizadas em espaços públicos para proporcionar maior envolvimento da comunidade.

Leia Também:

 

Além de identificar patrimônios histórico-culturais, os participantes estabeleceram categorias de percepção social sobre os espaços urbanos, analisaram a correlação entre os limites oficiais das zonas urbanas e a realidade vivenciada pela comunidade, e compartilharam aspectos da vida cotidiana e cultura locais.

 

O projeto “Olhar a Cidade” visa a elaboração dos Planos de Estruturação Urbana (PEUs), os quais serão a base para atualizar a lei que organiza o espaço urbano, instituída na década de 1980. Para construir uma nova legislação alinhada à realidade do município, é imprescindível a participação e contribuição da população. Futuras etapas incluirão novas oficinas, consultas públicas, eventos, seminários técnicos e conferências para envolver os cidadãos no processo de elaboração dos PEUs.

 

A população pode participar a qualquer momento por meio do formulário de Contribuição Permanente, garantindo sua contribuição ativa nesse processo.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )