Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 06 de Novembro 2026
Juiz de Fora

Câmara de Juiz de Fora aprova incentivo ao reaproveitamento de material de construção

Proposta estabelece diretrizes para doação e reutilização de resíduos de obras em Juiz de Fora, visando sustentabilidade e habitação social.

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Câmara de Juiz de Fora aprova incentivo ao reaproveitamento de material de construção
Câmara Municipal JF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Fiote (PDT) que estabelece diretrizes para incentivar a doação e o reaproveitamento de materiais provenientes da construção civil. A iniciativa busca estimular que insumos em boas condições de uso ganhem uma nova destinação, reduzindo o descarte inadequado de resíduos e fortalecendo aSustentabilidadeE a economia circular no município.

Ouça o Resumo desta Notícia
Áudio RCWTV
Produção e locução oficial por inteligência jornalística RCWTV
Publicidade

Leia Também:

Após a aprovação no Legislativo, o texto oficial segue agora para a análise do Poder Executivo. A medida criará balizas para fomentar ações voluntárias de doação. Doadores podem ser pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é estimular a reutilização de elementos de obras e reformas.

Segurança técnica e foco na habitação social

Para que os insumos sejam reaproveitados com eficácia, a proposta determina que os materiais apresentem condições técnicas e de segurança adequadas para uso. O projeto também tem como objetivo fomentar ações que contribuam diretamente para a melhoria das condições de moradia de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, a iniciativa busca articular a pauta de preservação ambiental com o atendimento às necessidades habitacionais urgentes da população. O texto oficial detalha que o Projeto de Lei nº 236/2026 conecta a gestão de resíduos sólidos com políticas de assistência e apoio comunitário.

Estrutura existente e parcerias estratégicas

Para a viabilização prática das diretrizes, o Executivo municipal poderá fazer uso de programas, equipamentos e estruturas que já se encontram em funcionamento. A norma foi redigida de maneira a evitar a criação de novos órgãos, cargos públicos ou despesas obrigatórias para a administração.

Além do aproveitamento da estrutura atual, a proposta abre espaço para a formalização de parcerias e convênios estratégicos. Poderão integrar as ações órgãos públicos diversos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades privadas interessadas na pauta socioambiental.

Viabilização e parcerias institucionais

Para a viabilização prática das diretrizes, o Executivo municipal poderá fazer uso de programas, equipamentos e estruturas que já se encontram em funcionamento. A norma foi redigida de maneira a evitar a criação de novos órgãos, cargos públicos ou despesas obrigatórias para a administração municipal.

Além do aproveitamento da estrutura atual, a proposta abre espaço para a formalização de parcerias e convênios estratégicos. Poderão integrar as ações órgãos públicos diversos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades privadas interessadas na pauta socioambiental e na economia circular.

Possibilidades de parcerias e convênios

Para a viabilização prática das diretrizes, o Executivo municipal poderá fazer uso de programas, equipamentos e estruturas que já se encontram em funcionamento. A norma foi redigida de maneira a evitar a criação de novos órgãos, cargos públicos ou despesas obrigatórias para a administração municipal.

Além do aproveitamento da estrutura atual, a proposta abre espaço para a formalização de parcerias e convênios estratégicos. Poderão integrar as ações órgãos públicos diversos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades privadas interessadas na pauta socioambiental e na economia circular.

*Com informações oficiais de Câmara Municipal JF.

Mais notícias de PolíticaNo portal RCWTV.

Leia também no portal RCWTV:

FONTE/CRÉDITOS: Fonte: Câmara Municipal JF

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Jornalista, fundador, diretor-presidente e editor-geral da RCWTV, portal de notícias de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Começou na TVE, a TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, empreendeu com a Gospel Videos e Produções e transformou a...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )