Na manhã desta quinta-feira, 25, a prefeita Margarida Salomão inspecionou seis obras em andamento no município. Acompanhada pelo secretário de obras, Lincoln Santos, a prefeita verificou o progresso da construção da rede de drenagem em Igrejinha e do Viaduto Roza Cabinda, além de monitorar o desenvolvimento de quatro obras de contenção em encostas.
O investimento total nessas obras visitadas hoje chega a cerca de R$ 40 milhões. “Tem muita obra pela cidade inteira, obras fundamentais. Nesta quinta, visitamos seis delas e seguimos trabalhando para que tenhamos mais intervenções necessárias”, destacou a prefeita. As quatro obras de contenção inspecionadas foram realizadas nas seguintes ruas: José Lourenço (Borboleta), José Orozimbo (Santa Luzia), São José (Vitorino Braga) e Rosa Sfeir (Grajaú/Vitorino Braga), com um investimento total de cerca de R$ 22 milhões.
Na obra em Igrejinha, iniciada na última semana, está sendo construída uma rede de drenagem na Rua Arnô Krambeck Duque, próxima à BR-267, visando melhorar o escoamento da água da chuva na região e a qualidade do pavimento. Essa é uma preparação para um projeto de urbanização do bairro, que será discutido com a comunidade.
A intervenção na Rua José Lourenço, no Borboleta, visa garantir a estabilidade da encosta, que sofre com deslizamentos de terra recorrentes e é considerada de alto risco pela Defesa Civil. Duas cortinas atirantadas estão sendo construídas para assegurar a estabilidade da encosta.
Na Rua José Orozimbo, em Santa Luzia, além da contenção da encosta, a reconstrução da via, que havia cedido praticamente por completo, está em curso. Será construída uma cortina atirantada de 165 metros de comprimento e cerca de 5 metros de altura para garantir a estabilidade, seguida pela drenagem e pavimentação da rua.
Na Rua São José, no São Benedito, a obra de contenção está na fase final de conclusão. Foram construídos 136 metros de cortina atirantada para garantir a estabilidade da encosta, proporcionando segurança à população.
A contenção da Rua Rosa Sfeir também está em andamento, com a construção de 77 metros de cortina atirantada e estabilização do solo grampeado, além da construção de uma escada hidráulica para a drenagem do talude.
Quanto ao Viaduto Roza Cabinda, com 360 metros de extensão e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino, está previsto para o próximo dia 10 o lançamento das vigas metálicas que permitirão a travessia aérea acima da linha férrea, solucionando os problemas de deslocamento rodoviário e ferroviário na região.