O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou um professor pelos crimes de injúria qualificada e discriminação contra pessoa com deficiência. O caso ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2026, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.
Segundo a denúncia, uma pessoa cadeirante, acompanhada da esposa e da cuidadora, tentava atravessar a rua para acessar um restaurante quando encontrou a rampa de acessibilidade bloqueada por um veículo estacionado sobre a faixa de pedestres.
Vítima teria sido alvo de deboche
De acordo com o MPMG, após ser alertado sobre a situação, o proprietário do veículo retirou o automóvel, mas, em seguida, teria dirigido à vítima frases de deboche relacionadas à sua condição de pessoa com deficiência.
Ainda conforme a denúncia, horas depois o homem retornou ao restaurante e voltou a fazer manifestações depreciativas contra o cadeirante.
Ministério Público aponta dois crimes
Na ação penal, o Ministério Público afirma que a conduta do denunciado extrapolou o bloqueio da rampa de acessibilidade, envolvendo também ofensas e manifestações discriminatórias contra a vítima.
Por isso, ele foi denunciado pelos crimes de injúria praticada mediante utilização de elementos referentes à condição de pessoa com deficiência e discriminação em razão da deficiência.
O caso será analisado pelo Poder Judiciário. Até o momento, não há decisão sobre o mérito da denúncia.
Acessibilidade e respeito
O Ministério Público destacou que o episódio reforça a importância do respeito aos direitos das pessoas com deficiência e do combate a qualquer forma de preconceito.
Além de garantir o acesso aos espaços públicos, a legislação brasileira prevê punições para condutas que atentem contra a dignidade e promovam discriminação em razão da deficiência.
Gostou desta matéria? Não perca as próximas atualizações da RCWTV!
Explore mais notícias exclusivas e análises profundas em nosso portal oficial e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Siga a RCWTV no Instagram e Facebook para receber as notícias em primeira mão e participar da nossa comunidade!
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se