Belo Horizonte, 14 de abril de 2025 - Diante do cenário global de eventos climáticos extremos, e com o Brasil no centro das discussões ambientais em 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) intensifica suas ações preventivas contra grandes incêndios. A corporação aposta em uma combinação estratégica de tecnologia avançada, como o recém-adquirido software ArcGis, na continuidade de iniciativas bem-sucedidas como a Operação Alerta Verde, e na qualificação constante de suas equipes para mitigar os riscos e fortalecer o atendimento durante o período crítico.
A experiência de 2024, marcada por secas severas e altas temperaturas, serviu de alerta e impulsionou o CBMMG a se antecipar às possíveis variações climáticas deste ano. A Operação Alerta Verde, em vigor desde 2021, já monitorou 124.272 lotes vagos em todo o estado, focando na identificação de potenciais focos de incêndio antes do período de maior incidência e conscientizando a população sobre os cuidados necessários. A iniciativa se mostra crucial, visto que incêndios em lotes vagos e áreas urbanas não protegidas representam, em média, 60% do total de ocorrências dessa natureza.
O governador Romeu Zema reforça o direcionamento do governo estadual para o tema. “O ano de 2024 foi especialmente solicitado no enfrentamento aos incêndios florestais, tivemos uma das estimativas mais severas dos últimos anos. Para 2025, vamos manter o tema como prioridade absoluta, dando a toda a atenção necessária”, garante.
A corporação demonstra seu comprometimento com a prevenção e o combate aos incêndios florestais através de um calendário intenso de preparação. Nos primeiros três meses do ano, foram realizadas reuniões quinzenais para o manejo do fogo na Serra da Moeda, o recolhimento do Pelotão de Combate a Incêndios Florestais no Santuário do Caraça, e, entre março e abril, estão em andamento os nivelamentos dos Núcleos de Incêndios Florestais (NIFs), equipes especializadas na gestão e no combate a esses eventos.
O investimento em qualificação também é uma prioridade. O CBMMG oferece aos seus militares o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Incêndios Florestais, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O curso capacita os bombeiros nas mais modernas técnicas de reconhecimento, planejamento e logística, utilizando ferramentas de análise de dados de satélites como Landsat, MODIS e Sentinel, essenciais para o monitoramento de áreas florestais e a identificação precoce de focos de incêndio.
A proteção das Unidades de Conservação (UCs) é outra frente importante de atuação do CBMMG, realizada em conjunto com os demais órgãos da Força-Tarefa Previncêndio. As ações implementadas resultaram em uma redução de 20,3% da área queimada nas UCs do estado. Para este ano, a estratégia inclui a manutenção de bases operacionais avançadas, com bombeiros e brigadistas, e a criação de uma nova base na Floresta Estadual de Uaimií, em Ouro Preto, área de grande importância ecológica.
O vice-governador Mateus Simões anunciou o reforço operacional com a contratação de brigadistas e a mobilização de voluntários entre julho e outubro, período de maior demanda, além da continuidade da Sala de Coordenação Operacional. “Já iniciamos os preparativos, e em breve, avançaremos com a contratação de brigadistas e a mobilização de toda a estrutura necessária para enfrentar o período crítico com eficiência e agilidade”, assegura.
Um importante avanço para as ações do CBMMG é a aquisição da licença do software ArcGis, com o apoio do Governo do Estado. Essa plataforma geoespacial permitirá um gerenciamento mais eficaz das operações, fornecendo ferramentas para análise de riscos e monitoramento em tempo real. A tecnologia otimizará a prevenção e o combate aos incêndios, contribuindo para a redução de danos ambientais e a proteção de vidas e bens.
O porta-voz do CBMMG, tenente Henrique Barcellos, ressalta a importância dos investimentos em tecnologia e na integração de esforços. "Apostando em mais ações que deram certo no ano passado, a Corporação manterá a sala de coordenação, com monitoramento de imagem via satélite, a contratação de brigadistas e aeronaves, e a implantação de uma base operacional na Floresta Estadual de Uaimií. Outra ação importante do Estado foi a aquisição de um software de geoprocessamento, otimizando as ações de resposta e recursos em todo o estado. Integrado aos demais órgãos da Previncêndio, a força vem tarefa realizar treinamento com bombeiros militares e brigadistas, na responsabilidade de unir para a proteção do patrimônio ambiental mineiro", explica.
Em sintonia com as agendas climáticas globais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais sediará, em maio, mais uma edição do Encontro da Comunidade Operacional de Bombeiros (Ecobom). O Ecobom 2025 terá como tema central "Extremos Climáticos", reunindo especialistas de diversas áreas para promover o debate técnico e o desenvolvimento de soluções para aprimorar os serviços de prevenção e resposta a eventos climáticos severos. A iniciativa reforça o papel proativo do CBMMG no enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.