Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Minas Gerais lidera em média por escola no Enem pelo terceiro ano consecutivo

Resultados do destacam o desempenho do estado e sua evolução na educação desde 2020

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 130 acessos
Minas Gerais lidera em média por escola no Enem pelo terceiro ano consecutivo
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pelo terceiro ano consecutivo, Minas Gerais conquistou a maior média por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançando 561 pontos em 2022, considerando as pontuações das provas objetivas e de redação. Os dados são da pesquisa "Análise da Evolução e Disparidades nas Notas do Enem", realizada pela startup de tecnologia educacional AIO Educação. Além de liderar a média, Minas Gerais também se destaca com escolas públicas de alto desempenho, sem a necessidade de prova de admissão.

O pesquisador Mateus Prado Henfil, um dos responsáveis pelo estudo, destaca que Minas Gerais ocupa uma posição única em três aspectos importantes. "Em 2020, 2021 e 2022, Minas foi o estado com a maior nota média por escola do Enem. É agora o estado que tem uma escola pública que não seleciona, ou seja, aquela que não realiza prova para admissão, com a maior nota. Além disso, entre as escolas privadas, Minas tem também uma escola particular com a melhor pontuação. O resultado é muito bom, animador, mas é importante que a gente trabalhe para que esses indicadores aumentem e que usemos os dados para chegar a resultados cada vez melhores", ressalta Henfil.

Os dados usados na pesquisa são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foram divulgados pela AIO Educação, com autoria de Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado Henfil. Os dados de desempenho do Enem por escola não são oficialmente divulgados pelo Inep há três anos.

Leia Também:

Outro ponto de destaque apontado pelos pesquisadores é que a região Sudeste concentra o maior número de instituições com alto desempenho no Enem. Minas Gerais, em particular, tem mostrado um progresso notável, principalmente nos resultados da rede pública.

Em 2022, Minas Gerais obteve uma média de 561 pontos, enquanto São Paulo ficou na quarta posição, com uma média de 550 pontos. O Distrito Federal apresentou uma melhoria significativa, saltando de 546 pontos em 2021 para 560 no ano passado, alcançando o segundo melhor desempenho no país. O Rio de Janeiro caiu para a terceira posição, com uma média de 554 pontos no exame. Nos extremos da lista, com desempenhos mais baixos, estão os estados do Amapá (500), Maranhão (496) e Amazonas (485).

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )