Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início à semana com um mutirão de cirurgias ginecológicas que beneficiou diversas pacientes. Na última segunda-feira, 31 de março, foram realizados sete procedimentos cirúrgicos especializados no Centro Cirúrgico do HU Santa Catarina, durante os turnos da manhã e da tarde.
A iniciativa faz parte do programa "Ebserh em Ação: Mais Especialistas", uma parceria estratégica entre a Ebserh e o Ministério da Saúde. O objetivo central do programa é otimizar o acesso da população a consultas e exames especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando a estrutura dos hospitais universitários federais em todo o país.
Para a realização do mutirão, uma equipe multidisciplinar foi mobilizada, incluindo médicos ginecologistas e anestesistas, residentes, alunos do curso de Medicina, profissionais de enfermagem do bloco cirúrgico e das enfermarias, equipe de regulação e diversos setores administrativos, como apoio da hotelaria, limpeza, transporte, suprimentos, insumos, medicamentos e a central de material esterilizado.
A chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HU-UFJF, Patrícia Lima, destacou o impacto positivo da ação: "O mutirão da ginecologia possibilitou a realização do dobro de procedimentos cirúrgicos em comparação ao planejamento rotineiro da especialidade". Ela ressaltou que a iniciativa contribuiu significativamente para o avanço da fila de espera e para a melhoria da qualidade de vida das pacientes atendidas. "A equipe demonstrou comprometimento e eficiência. O impacto ocorre também para a formação profissional dos nossos residentes e alunos, que foi motivado para o processo de ensino aprendizagem fornecido pelo mutirão. Agradeço a todos os envolvidos nessa proposta que colaboraram para a realização deste mutirão", acrescentou.
Os procedimentos cirúrgicos realizados neste primeiro mutirão de ginecologia do ano abrangeram diferentes necessidades das pacientes, incluindo ninfoplastia (correção estética e funcional dos pequenos lábios vaginais), histeroscopias (diagnóstico de alterações uterinas), histerectomia abdominal total (remoção do útero e colo do útero), laqueadura vaginal (método contraceptivo definitivo), exérese de tela de Sling por extrusão (correção de complicações pós-cirúrgicas para incontinência urinária) e EZT Tipo III (remoção de lesões no colo do útero).
Diante do sucesso da iniciativa, novas edições do mutirão foram sugeridas para manter o fluxo de atendimentos e reduzir ainda mais a demanda reprimida. Além das cirurgias, o HU-UFJF também realizou, nos últimos quinze dias, atendimentos em colposcopias (36 pacientes) e ultrassonografias para medicina fetal (33 exames para 15 atendimentos), todas essas ações integradas à programação do "Ebserh em Ação".
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) integra a Rede Ebserh desde 2014. A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e atualmente administra 41 hospitais universitários federais, com o objetivo de apoiar e aprimorar suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades hospitalares, além de atenderem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e inovação na área médica.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.