A realização de um grande sonho se concretizou para duas estudantes de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na última terça-feira (7/1). Gabriela Rosa e Isabella Garcia foram as primeiras a embarcar para a África do Sul, como parte do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Ambas, alunas da Escola Sandoval Soares de Azevedo, iniciam uma experiência internacional na Cidade do Cabo, que promete ser transformadora. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA), levará 150 estudantes de escolas públicas estaduais para países ao redor do mundo em 2025, proporcionando um intercâmbio enriquecedor.
Gabriela, visivelmente emocionada, compartilhou sua gratidão: "Estou muito animada e só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desse projeto". Isabella também se emocionou, ressaltando o impacto que o projeto teve em sua vida escolar: "Meu ensino médio praticamente girou em torno do projeto. Convenci vários amigos a participarem", disse.
O governador Romeu Zema, que acompanhou o embarque das estudantes no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, enalteceu a importância do projeto para o futuro dos jovens mineiros. "É isso que nós queremos: enriquecer a cultura e proporcionar essa experiência, principalmente para bons alunos, como vocês", afirmou.
Leia Também:
Além das primeiras participantes, outros 38 estudantes, de escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) de Ibirité, embarcarão ainda em março para destinos como Argentina, Austrália, Chile, Costa Rica, França, Itália, Japão, Suíça e Uruguai. Já no segundo semestre, 110 estudantes de diversas regiões do estado seguirão para seus intercâmbios internacionais.
As famílias das estudantes estavam emocionadas com a oportunidade oferecida. O pai de Gabriela, Carlos Alberto Ferreira, expressou sua felicidade: "Essa conquista foi dela, e isso me traz muita felicidade". A mãe de Isabella, Sheyla da Silva, também destacou a importância do programa para os jovens: "É uma oportunidade muito boa para todos os adolescentes que estão tendo a chance de fazer intercâmbio fora do país".
A expansão do programa, que passou de 90 para 150 vagas, foi anunciada em dezembro de 2023, e o Governo de Minas investiu R$ 26 milhões no projeto, demonstrando seu compromisso com a educação pública e com a criação de oportunidades para os jovens. A seleção dos participantes foi rigorosa, levando em conta desempenho escolar, liderança e engajamento. Os 150 estudantes foram escolhidos de 41 Superintendências Regionais de Ensino e 63 municípios.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento tem como objetivo proporcionar experiências internacionais de estudo para os alunos, contribuindo para a formação de cidadãos globais e melhorando as oportunidades educacionais. Para mais informações sobre o projeto e a experiência das jovens no intercâmbio, acesse a matéria completa no site da Agência Minas.
Cristiano Machado / Imprensa MG
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.