Brasília (DF) – O Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), registrou um recorde histórico de inscrições nesta 5ª edição. Com um total de 89.071 candidaturas homologadas, o número representa um aumento de 30,4% em relação ao ano passado, quando 68.300 inscritos participaram do exame. A prova foi realizada em 20 de outubro, em 60 cidades do Brasil, sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e ocorreu sem incidentes. Agora, os candidatos devem focar nas etapas seguintes do processo seletivo.
Próximas Etapas do Processo Seletivo
- 20 de dezembro: Divulgação do resultado do exame escrito e do resultado preliminar da análise curricular.
- 23 a 26 de dezembro: Período para recursos contra o resultado da análise curricular.
- 9 de janeiro de 2025: Publicação das notas finais e classificação geral. A partir dessa data, haverá novo prazo para recursos, de 10 a 13 de janeiro.
A partir das notas finais, os candidatos terão a oportunidade de escolher a instituição em que desejam participar do Programa de Residência, conforme o programa escolhido no momento da inscrição.
Janelas para Escolha de Instituições
Os candidatos poderão realizar a escolha da instituição em três oportunidades:
- Primeira janela: 21 a 22 de janeiro, com resultado em 23 de janeiro.
- Segunda janela: 24 a 27 de janeiro, com resultado em 28 de janeiro.
- Terceira janela: 29 a 30 de janeiro, com resultado em 31 de janeiro.
Vagas não preenchidas na primeira janela serão oferecidas na segunda e, posteriormente, na terceira. Caso o candidato não preencha uma vaga, será incluído no cadastro de reserva da instituição e no cadastro de reserva nacional.
Matrículas e Convocações
As matrículas nos Programas de Residência ocorrerão de 3 de fevereiro a 31 de março de 2025. O edital de matrícula de cada instituição participante trará as informações sobre os prazos e documentos necessários. As convocações poderão ser consultadas no site oficial do Enare: https://enare.ebserh.gov.br/.
Importância do Enare para o SUS
A coordenadora de Gestão do Ensino da Ebserh, Rosuita Fratari Bonito, ressaltou o papel fundamental do Enare no cenário nacional. “Quando um profissional de saúde se forma na graduação e realiza a seleção do Enare, ele está se formando no Sistema Único de Saúde (SUS), para o SUS. O SUS regula a formação das profissões de saúde no Brasil, e a formação acadêmica precisa refletir as demandas dessa rede pública de saúde”, afirmou.
Sobre o Enare
Criado em 2020, o Enare é uma avaliação anual com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para programas de residência nas áreas médica, multi e uniprofissional, promovendo a otimização do processo seletivo e beneficiando candidatos de diversas regiões e condições financeiras. Em sua primeira edição, o Exame contou com 4.169 inscritos disputando 302 vagas. O processo seletivo tem parceria com instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, todas previamente autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, foi criada em 2011 e administra 45 hospitais universitários federais. Esses hospitais atendem pacientes do SUS enquanto oferecem apoio à formação de profissionais de saúde e à pesquisa e inovação.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.