Belo Horizonte (MG) – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu um importante passo para aprimorar a formação integral dos estudantes da rede estadual com o lançamento da nova etapa do Projeto Socioemocional. A iniciativa, apresentada nesta terça-feira (1/4), contará com a parceria do Instituto Hortense, que implementará a inovadora "Metodologia Emoção, Aprendizagem e Inteligência (EAI)" em aproximadamente 800 escolas mineiras que oferecem o Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI). Além disso, a parceria prevê uma formação especializada para os professores envolvidos.
O Projeto Socioemocional, já em desenvolvimento pela SEE desde o ano anterior, tem como foco o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino. As primeiras fases do projeto incluíram a realização de uma pesquisa de clima escolar e a oferta de um curso sobre bem-estar e convivência para os educadores.
A superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE, Rosely de Lima, enfatizou a abrangência do programa: “Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento cognitivo, buscando a formação integral do estudante como ser humano e cidadão ativo na sociedade mineira”.
A grande novidade desta etapa é a incorporação da Metodologia EAI, desenvolvida pelo Instituto Hortense, que fornecerá material didático estruturado para os alunos do Ensino Fundamental em Tempo Integral. O método se concentra no desenvolvimento de oito habilidades socioemocionais consideradas cruciais: Comunicação, Criatividade, Socialização, Relacionamento, Foco, Autogestão, Colaboração e Propósito.
Os temas abordados pela metodologia são trabalhados sob uma perspectiva sociointeracionista, alinhada à proposta pedagógica do Instituto Hortense e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). O ciclo metodológico a ser implementado nas escolas será estruturado em cinco etapas que guiarão as ações educacionais.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Kellen Senra, destacou a sinergia entre os parceiros: “O Método EAI agrega valor ao nosso trabalho, permitindo organizar e estruturar ações que potencializam o desenvolvimento das competências socioemocionais fundamentais para os alunos do EFTI”.
Para garantir a efetiva implementação da metodologia EAI, professores e equipes técnicas das escolas participantes passarão por um treinamento especializado. O objetivo da formação é aprimorar o suporte oferecido aos estudantes no desenvolvimento de seus projetos de vida, fortalecendo as habilidades socioemocionais em sala de aula.
O programa de formação envolverá não apenas os professores, mas também equipes técnicas da SEE e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), equipes gestoras e pedagógicas das escolas, além de psicólogos e assistentes sociais dos Núcleos de Atendimento Educacional (NAEs). A iniciativa contará com a atuação de consultores do Instituto Hortense, que irão orientar, acompanhar e monitorar todas as ações em conjunto com a SEE.
O Instituto Hortense, fundado em 2016 pelo cantor, escritor e palestrante Leo Chaves, tem como missão central promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em escolas e outras instituições sociais. O instituto oferece formações práticas direcionadas a educadores, estudantes e famílias, com o propósito de construir uma sociedade mais acolhedora e humana, onde as habilidades socioemocionais sejam valorizadas como pilares da educação integral.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.