Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Divulgação celebra 30 anos do Núcleo da Terceira Idade com homenagem ao poeta acreano

Prestes a celebrar seus 58 anos o Grupo Divulgação apresentará dois espetáculos: o Núcleo de Adolescentes apresenta “A Bomba” e o Núcleo da Terceira Idade entra em cena com “J. G. de Araújo Jorge: O poeta do povo”

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 50 acessos
Divulgação celebra 30 anos do Núcleo da Terceira Idade com homenagem ao poeta acreano
“A Bomba”, com o Núcleo de Adolescentes, apresenta uma reflexão sobre a violência existente nos tempos atuais (Foto: Divulgação)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Prestes a celebrar seus 58 anos, no próximo domingo, 7 de julho, o Grupo Divulgação apresentará dois espetáculos: o Núcleo de Adolescentes apresenta “A Bomba”, nesta sexta, 5, e o Núcleo da Terceira Idade entra em cena com “J. G. de Araújo Jorge: O poeta do povo” no sábado, 6. Ambos os espetáculos serão apresentados às 20h no Teatro do Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As peças são de autoria e direção do coordenador do GD e imortal da Academia Brasileira de Cultura (ABC), José Luiz Ribeiro. A entrada é franca.

Além do aniversário do Grupo Divulgação, outra data é celebrada: os 30 anos do Núcleo da Terceira Idade, criado em 1994. Ambos os espetáculos são resultado dos projetos de extensão “Centro de Estudos Teatrais: cursos e oficinas” e “Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”. Estes projetos são coordenados pela professora da Faculdade de Comunicação (Facom) e atriz Márcia Falabella.

O espetáculo apresentado pelo Núcleo de Adolescentes reflete sobre a violência nos tempos atuais – a bomba do título. O texto é uma colagem de poemas e canções de autores como Thiago de Mello, Vinicius de Moraes e Murilo Mendes. A busca pela paz também permeia as obras. “É importante para a juventude ter conhecimento desses poetas e dessas músicas. O que motivou a escolha do tema foi a violência que estamos vendo. Temos guerra para tudo quanto é lado. É a falta de tolerância que gera essa guerra, a fome, o desespero”, afirma José Luiz Ribeiro.

Leia Também:

O espetáculo do Núcleo da Terceira Idade apresenta uma reunião de poemas do escritor, político e jornalista J. G. de Araújo Jorge (1916-1987). Nascido no Acre e radicado no Rio de Janeiro, o poeta se caracterizou por seus versos românticos e políticos. Sua poesia lírica e passional o fez ser declamado por locutores de programas de rádio como “Tango e Fantasia”, de Juiz de Fora. Araújo Jorge teve postura de oposição à ditadura de Getúlio Vargas e à Ditadura Militar (1964-1985). Na Era Vargas, foi impedido de ser orador da turma porque estava preso. Posteriormente, no regime militar, foi eleito deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com o fim do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado por Leonel Brizola. Após a redemocratização, Araújo Jorge seguiu na política. Terminou a carreira parlamentar no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), legenda pela qual tentou se candidatar à reeleição à Câmara dos Deputados em novembro de 1986, mas não conseguiu se reeleger.

“Tem uma fala dele que nós separamos para o programa da peça: ‘Quando a crítica metia o rabo entre as pernas com medo da ditadura e os poetas, como caramujos de jardim, clausuravam-se em hermetismos artificiais, eu lancei livros que o Dip (Departamento de Imprensa e Propaganda, instrumento de censura da Era Vargas) apreendeu. Participei de comícios dissolvidos a bala.’ Acho importante resgatar esses nomes que a cultura brasileira vai apagando sem a gente ver”, avalia José Luiz Ribeiro. Além dos poemas, o espetáculo também conta com canções. Entre os compositores resgatados por José Luiz Ribeiro está Waldemar Henrique (1905-1995). Pianista e maestro, Henrique é natural da região Norte, assim como Araújo Jorge – nasceu no Pará.

O Núcleo da Terceira Idade do GD, resultado do programa de extensão “Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, tem origem em outro programa de extensão. Esse projeto, “Universidade com a Terceira Idade”, foi oferecido pela UFJF no início da década de 1990. Os integrantes do projeto faziam cursos e recebiam professores convidados. Um desses docentes foi José Luiz Ribeiro, que compartilhou suas experiências com o teatro.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )