Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Defesa Civil de Juiz de Fora participa de congresso nacional sobre desastres

A Defesa Civil de Juiz de Fora foi selecionada para participar do III Congresso de Desastres em Niterói, evento viabilizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos

Redação
Por Redação
Defesa Civil de Juiz de Fora participa de congresso nacional sobre desastres
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Defesa Civil de Juiz de Fora foi selecionada para participar do III Congresso de Desastres em Niterói, evento viabilizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), voltado para capacitação de agentes com palestras e exposição científica de trabalhos na área de mitigação de riscos.
 

O Congresso começou nesta segunda-feira, 6. No primeiro dia, os servidores da Defesa Civil de Juiz de Fora realizaram visitas técnicas na cidade de Petrópolis, nas áreas mais atingidas pelas chuvas. Ao acompanhar o trabalho realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Parque Municipal de Petrópolis, verificaram o monitoramento da bacia hidrográfica do rio Piabanha, que corta o município. “Esse monitoramento é importante para produzir limites de alertas a serem encaminhados pelo CPRM e Cemaden às Defesas Civis, e isso permite ações proativas para garantir a segurança da população”, afirma o engenheiro civil Joviano Assis. 
 

Durante os dias do evento, a equipe de Juiz de Fora apresentará quatro artigos produzidos em conjunto, que ficarão disponíveis no banco de dados do Congresso durante cinco anos. Veja abaixo o cronograma de apresentação. 
 

Leia Também:

07/03 
 

- Estudo de Caso Para Definição de Limiares de Cenários de Inundação - Bacia do Córrego Igrejinha.
 

O artigo destaca o uso de metodologias detalhadas para mapear os níveis de chuva  e compreender a causa do desastre na região.
 

- Movimento de Massa Complexo - A Atuação da Defesa Civil de Juiz de Fora no Caso do Bairro Grajaú.
 

O texto expõe os tipos de movimento de massa ocorridos em um ponto do bairro, além de relatar os processos realizados após os escorregamentos. 
 

08/03 
 

- Estudo de Percepção de Risco Aplicado em Áreas de Risco Geológico - Caso Rua José Lourenço
 

A produção traz considerações sobre o mapeamento feito na região aliado a um contato direto com a população no sentido de alertar para possíveis perigos na região.                                                                                                                                                       

- Defesa Civil nas Escolas - Fortalecendo o Ambiente Escolar Por Meio da Resiliência aos Desastres
 

A pesquisa é fruto de um trabalho preventivo feito pela Defesa Civil de Juiz de Fora nas escolas estaduais e municipais da cidade, fazendo a mitigação de riscos no ambiente escolar.
 

A Defesa Civil de Juiz de Fora foi uma das cinco do Brasil selecionadas para o evento. O III Congresso de Desastres é uma oportunidade de troca de conhecimento. A participação da Defesa Civil no evento é fruto do trabalho de reestruturação do órgão, que passou a integrar a Secretaria de Governo na atual gestão. 

 

Curta e siga nossas redes sociais


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )