Conheça a Data Lake MG, o repositório de dados de Minas Gerais
A oficialização ocorreu na publicação do decreto 49.009, de 2025, do Governo de Minas Gerais, no qual foi posto à prática a ação de Estratégia Estadual de Governo Digital com a criação do Comitê Gestor de Governança de Dados (CGGD). E o Date Lake MG, pela empresa vinculada à Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge).
Sendo a Seplag-MG responsável pela presidência da comissão, e o centro principal de armazenamento de dados do Poder Executivo.
O Seplag-MG segundo a AGÊNCIA MINAS “Espera-se aumentar a capacidade e a qualidade das decisões baseadas em dados, além de oferecer diretrizes claras para o compartilhamento de informações entre os órgãos e entidades do Governo de Minas.”
O Data Lake MG chega com a premissa de organizar dados e passar segurança, tanto para a população quanto para os órgãos públicos interligados a ele. Capaz de reunir e permitir o compartilhamento de dados de segurança pública, saúde, educação e trânsito, entre outros, em um mesmo repositório
Trabalhando a transparência pública e garantindo o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como afirmou Fábrício Salum.
A Prodemge anuncia estar à disposição no auxílio das empresas, gestões e departamentos públicos e demais usuários do Data Lake MG. Caso haja a necessidade e dúvidas.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.