O Conselho Municipal de Turismo (Comtur/JF) de Juiz de Fora deu início a um importante processo de atualização do Plano Municipal de Turismo, e a população está sendo convidada a participar ativamente dessa discussão. Em uma plenária aberta ao público realizada nesta terça-feira, dia 23, no Ritz Plaza Hotel, mais de 60 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do trade turístico, reuniram-se para debater os principais eixos do plano.
O encontro marca o início da consulta pública para a readequação do Plano Municipal de Turismo, lançado em 2020 e revisado a cada quatro anos. Durante a plenária, foram apresentados dados turísticos do município, resultados preliminares da consulta pública e segmentos considerados prioritários para o turismo em Juiz de Fora.
O evento foi conduzido pelo presidente do Comtur/JF, Lucas Rosa, e contou com a presença do secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, além de profissionais renomados do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como Guilherme Augusto Pereira Malta e Altair Sancho Pivoto dos Santos.
Durante a plenária, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir programas, projetos e ações para os próximos quatro anos, considerando diferentes categorias, como Turismo Literário, Cultural e Gastronômico/Cervejeiro, Eventos, Negócios, Compras e Saúde, entre outros.
A participação popular é fundamental nesse processo, conforme destacou o presidente do Comtur/JF, Lucas Rosa. Ele ressaltou que as ações no setor do turismo não são realizadas apenas pelo poder público, mas também por parceiros, associações e entidades ligadas ao turismo.
O secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, enfatizou que o evento representa uma etapa essencial de revisão e atualização periódica do Plano Municipal de Turismo, promovendo o avanço na implantação e profissionalização da atividade turística em Juiz de Fora.
O professor Guilherme Augusto Pereira Malta destacou a importância da abertura do evento para a participação da população e das pessoas envolvidas diretamente com o setor, tornando o turismo local mais eficaz.
Representantes de diversos setores estiveram presentes, incluindo membros do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, Associação Juiz-forana de Ciclismo, Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT) e outros.
A consulta pública continuará aberta até o dia 12 de maio, e todos os interessados podem participar pelo link.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.