A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) anunciou as escolas selecionadas para participarem, em 2024, de dois programas fundamentais para a educação política e cidadã dos jovens: o Parlamento Jovem (PJ) e o Câmara Mirim.
Seleção das Escolas
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Câmara Mirim: Um sorteio realizado na última quinta-feira, 29, definiu as escolas públicas e privadas que participarão do Câmara Mirim. Entre as escolas públicas selecionadas estão: Escola Estadual Duarte de Abreu, Escola Municipal Carlos de Augusto de Assis, Escola Estadual Antônio Carlos, Escola Municipal Professora Thereza Falci e Escola Municipal Doutor Paulo Japiassu. Já entre as particulares estão o Colégio Academia, Apogeu, Colégio Cave, Escola Hub e Centro Educacional Aguiar Celeghini (Ceac).
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Parlamento Jovem: O Colégio Academia, o Colégio de Aplicação João XXIII, Colégio Pio XII, Escola Estadual Duarte de Abreu e Escola Estadual São Vicente de Paulo foram as escolas selecionadas para o Parlamento Jovem. Estas instituições terão a oportunidade de participar ativamente de debates políticos e cidadãos.
Cronograma e Objetivos
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Câmara Mirim: A instalação do projeto está marcada para o dia 10 de abril, no Plenário da CMJF. A partir da próxima semana, a coordenação do Câmara Mirim visitará as escolas para apresentar o projeto. Cada escola deverá indicar dez estudantes para desenvolverem temas a serem debatidos ao longo do ano.
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Parlamento Jovem: A etapa municipal do Parlamento Jovem iniciará no dia 13 de março, proporcionando um espaço para até 15 estudantes de cada escola participarem dos debates. As etapas regionais e estaduais ocorrerão até o mês de outubro.
Educação para a Democracia
Sérgio Dutra, sociólogo e coordenador da iniciativa, destacou o papel do Câmara Mirim como um programa de educação política voltado para a formação cidadã dos jovens de Juiz de Fora. Ele ressaltou que o projeto proporciona aos estudantes a oportunidade de discutir temas de interesse da sociedade, promovendo o respeito à diversidade de opiniões e o exercício da cidadania.
Importância do Projeto para os Participantes
Professores e participantes enfatizaram a importância dos programas para o desenvolvimento pessoal e cidadão dos estudantes. A professora Kelly Gonçalves, da Escola Estadual Duarte de Abreu, e a professora Patrícia Barbosa, do Colégio Apogeu, destacaram a oportunidade de os alunos adquirirem conhecimento político, interagirem com outras escolas e desenvolverem habilidades de debate e cidadania.
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