A Câmara dos Deputados abriu novas vagas para a "Maratona de Linguagem Simples para a Cidadania", um evento promovido pelo Laboratório Hacker (LABHacker) em conjunto com o Conselho de Comunicação Social da Casa. A maratona ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados e no Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), apoiador da iniciativa, ao lado do Linguagem Simples LAB. O evento tem como objetivo debater e promover o uso da Linguagem Simples como ferramenta para aproximar as instituições públicas dos cidadãos, facilitando o acesso à informação e a transparência.
A maratona faz parte da celebração dos 10 anos do LABHacker, destacando-se como um espaço de discussão e aprendizagem sobre a importância da comunicação clara no setor público.
Encontro Internacional da Plain Language Association International (Plain)
Leia Também:
Durante a maratona, acontecerá também o encontro regional da Plain Language Association International (Plain), uma organização sem fins lucrativos que defende o uso da comunicação clara para que as pessoas possam encontrar, entender e usar facilmente informações públicas. A organização é dirigida por voluntários e possui representantes em mais de 30 países. Esta edição do encontro regional da Plain será realizada no Brasil, alinhada com a celebração do Dia Internacional da Linguagem Simples, comemorado em 13 de outubro.
Programação e Atividades
A programação inclui uma série de atividades, começando com o lançamento do Manual de Linguagem Simples, de autoria da servidora Patricia Roedel, produzido pelas Edições Câmara. O evento contará com debates entre especialistas como Cláudia Mont´Alvão, Heloísa Fischer, Isabel Ferreira Lima, Joseane Corrêa e Liana Paraguassu, além de uma palestra do presidente da Plain Language Association International, Lodewijk van Noort.
Serão apresentados painéis com experiências de sucesso no uso da Linguagem Simples nos três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), e oficinas teórico-práticas específicas para cada poder, além de uma oficina técnica focada em ferramentas computacionais, voltada para participantes com conhecimento prévio na aplicação da Linguagem Simples.
Programação Completa
Quinta-feira (17/10) - Local: Auditório Nereu Ramos
- 9h a 9h30: Abertura oficial e lançamento do Manual de Linguagem Simples, das Edições Câmara.
- 10h a 12h30: Debate entre especialistas sobre o uso da Linguagem Simples.
- 14h30 a 15h: Palestra de Lodewijk van Noort, presidente da Plain Language Association International.
- 15h a 17h30: Apresentação de experiências de sucesso no uso da Linguagem Simples no setor público, com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Sexta-feira (18/10) - Local: Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU)
- 9h30: Oficina teórica de Linguagem Simples para aplicação no serviço público. (A oficina teórica é pré-requisito para a oficina prática).
- 14h a 17h: Oficinas práticas de Linguagem Simples para os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de uma oficina técnica focada em ferramentas computacionais.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar a página oficial da Maratona de Linguagem Simples para a Cidadania.
Comentários: