Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Biblioteca Municipal de Juiz de Fora Inaugura Espaço para Acervo do Casal de Professores Maria Helena e Tiago Adão Lara

Novo Espaço Dedicado a Obras de Referência Acadêmica e Cultural Promete Enriquecer a Comunidade Local

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 51 acessos
Biblioteca Municipal de Juiz de Fora Inaugura Espaço para Acervo do Casal de Professores Maria Helena e Tiago Adão Lara
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 3 de julho, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, em Juiz de Fora, celebra a inauguração de um espaço especial para abrigar o acervo bibliográfico dos renomados professores Tiago Adão Lara e Maria Helena Falcão Vasconcelos. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), homenageia o casal falecido em 2019 e 2021, respectivamente.

Conhecidos por sua significativa contribuição ao meio acadêmico, político e cultural, Maria Helena e Tiago Adão Lara foram os responsáveis por introduzir os Cafés Filosóficos em Juiz de Fora em 2003, inspirados pelos encontros que começaram em Paris duas décadas antes. Esses eventos mensais, realizados em diversos espaços culturais da cidade, combinavam filosofia com um ambiente informal de café, promovendo discussões acessíveis e democráticas sobre temas contemporâneos.

O acervo doado pelos familiares dos professores inclui uma vasta e diversificada coleção de livros, muitos deles raros. Este material ficará disponível no terceiro andar da Biblioteca Municipal, exclusivamente para consulta. “Incorporar este acervo é significativo em vários sentidos. É uma alegria perpetuar e reverenciar as memórias de Maria Helena e Tiago, além de proporcionar um enorme ganho para a cidade, permitindo o acesso a um acervo tão eclético e comprometido com a socialização da filosofia e do saber”, afirmou Giane Elisa Sales de Almeida, diretora-geral da Funalfa.

Leia Também:

A inauguração contou com uma edição especial do Café Filosófico, organizada por amigos e colegas do casal. Após a solenidade, no terceiro andar da Biblioteca Municipal, o Beco da Cultura recebeu discussões filosóficas, projeções de vídeos, performances e apresentações musicais, incluindo uma intervenção dos alunos do projeto Mutirão da Meninada, coordenado por Maria Helena por muitos anos.

A Biblioteca Municipal Murilo Mendes e o Beco da Cultura estão localizados no complexo do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com acesso pela Praça Antônio Carlos. Este novo espaço promete ser um ponto de encontro para amantes da filosofia e da cultura, enriquecendo ainda mais a vida intelectual de Juiz de Fora.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )