As turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim de Alá, localizada na zona sul de Juiz de Fora, tiveram a oportunidade de aprender de forma criativa sobre o impacto da arte na transformação das comunidades. Inspirados no projeto “Colorindo o Habitar”, realizado pelo Programa Boniteza e coordenado pela Secretaria de Governo (SG), os alunos reproduziram, por meio de desenhos e colagens, as fachadas coloridas das casas do bairro Esplanada, que se tornou o maior macro mural do Brasil.
O trabalho realizado pelas crianças teve como objetivo promover o entendimento sobre a vivência em seu próprio território, ao mesmo tempo em que despertou reflexões sobre o papel da arte na reconfiguração de espaços urbanos e comunitários. Além de conhecer a história do projeto, as turmas foram incentivadas a refletir sobre a obra da autora Carolina Maria de Jesus, reconhecida por sua trajetória literária que aborda a vida nas favelas, além da leitura do livro Da Minha Janela, de Otávio Júnior, que narra a história de uma criança moradora de uma favela no Rio de Janeiro.
A atividade não só incentivou a criatividade dos alunos, mas também proporcionou uma conexão mais profunda com o mural do Esplanada, reforçando os vínculos culturais e sociais que as crianças têm com o seu bairro e com as transformações que a arte pode gerar nas comunidades.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.