A vereadora Protetora Kátia Franco (REDE) enviou um requerimento, nessa quinta-feira (16), à Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), solicitando a publicação de um decreto autorizando funcionários do transporte coletivo, funcionários públicos e taxistas a uma autorização para o uso de bermudas na altura do joelho, no período até o final do verão, dia 21 de março de 2024. Com as temperaturas elevadas já no período da primavera, Kátia pretende oferecer a possibilidade desses trabalhadores, principalmente os que atuam diariamente nas ruas, sob o sol, a possibilidade de usarem roupas mais frescas durante o fim da primavera e verão.
Kátia quer que o decreto seja no sentido de autorizar, não de obrigar. "Com a chegada do verão e as altas temperaturas, é fundamental garantir o bem-estar dos trabalhadores, principalmente os de ônibus, que não dotam de ar-condicionado em Juiz de Fora, mas sem deixar de lado a qualidade do serviço oferecido aos passageiros', disse.
O documento será encaminhado à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para análise e deferimento.
PRÓXIMOS DIAS COM TEMPERATURAS OSCILANTES
Em consulta aos especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a equipe de gabinete da vereadora descobriu que, no próximo domingo, a grande massa de ar seco, que paira sobre Juiz de Fora, irá se desfazer. É possível que entre domingo e terça-feira, tenhamos que tirar a blusa do armário novamente. Entretanto, as temperaturas voltam a subir ao longo da semana, o que eleva a preocupação com esses profissionais. "temos servidores que capinam durante todo dia, temos motoristas que dirigem sob sol forte por oito, dez horas por dia, essa é uma iniciativa inédita em Juiz de Fora, para aliviar esse fardo que eles não precisam carregar apenas por estética. Temos que pensar na saúde, em primeiro lugar", disse a vereadora. "Esse ano de 2023, tivemos os dias mais quentes no mundo e em Juiz de Fora também tivemos recordes quebrados. Sabemos que podemos atribuir isso a ação do ser-humano. Como defensora do meio ambiente, vejo que a população mundial segue um caminho ao contrário do que deveria ser em relação à preservação dos recursos, das árvores. Vamos experimentar dias muito quentes. Enquanto uns estão no conforto do ar-condicionado, outros sofrem no sol escaldante. torço para que a prefeita atenda esse pedido e autorize, por meio de um decreto, o uso de bermudas", finalizou.
Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!
Acesse o nosso site
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
Curta e siga nossas redes sociais!