O Tupynambás venceu a Caldense na noite desta sexta-feira (13), por 2 a 1 em Poços de Caldas e aumentou as chances de se classificar para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Leão do Poço Rico foi aos 17 pontos e ultrapassou a Veterana na tabela de classificação do grupo A6. Como o Bahia de Feira ficou no empate contra o Brasiliense neste sábado (14), o Baeta subiu para o 4° lugar, entrando na zona de classificação à duas rodadas do final da primeira fase.
Como as duas equipes precisavam dos três pontos para se aproximar mais da classificação, os primeiros minutos da partida foram de equilíbrio e sem chances de gols para ambos os lados. Porém, aos 18 minutos numa jogada pelo lado esquerdo de ataque da Caldense, a bola foi cruzada na área e o zagueiro do Baeta, Eduardo, acabou chutando em cima do atacante da Veterana, Tevez, abrindo o placar para o time de Poços de Caldas.
Após o gol, o Tupynambás teve dificuldade na criação nas jogadas de ataque, impossibilitando levar perigo ao goleiro Iago Neneca. Na parte final do primeiro tempo, o Baeta cometeu erros de posicionamento na defesa, levando a Caldense ter chances claras de ampliar o placar. Aos 37 minutos, Tevez entrou livre de marcação e chutou no travessão na saída do goleiro Arthur. Três minutos depois, foi a vez de Matheus Guarujá finalizar para o gol, obrigando o arqueiro do Leão fazer boa defesa. No final da primeira etapa, o camisa 1 ainda defendeu um chute forte do meia Nathan de fora da área.
Outra postura na segunda etapa
Na volta para o segundo tempo, o técnico Guiba colocou em campo, Guilherme Henrique, no lugar de Gustavo França. A substituição acertou o posicionamento da defesa do Tupynambás. Logo aos seis minutos, numa saída de contra-ataque rápida do campo defensivo, a bola foi lançada para Fabinho Alves na esquerda. O atacante conduziu a jogada e quando chegou próximo da área da Caldense, cortou para o meio e finalizou com êxito no gol. Dois minutos depois, novamente pelo lado esquerdo de ataque do Baeta, Ygor cruzou para Wellington Batista finalizar para a rede e virar o jogo para o time de Juiz de Fora. O autor do segundo gol havia entrado no primeiro tempo no lugar de Marcos Nunes, que deixou o campo sentindo dores aos 17 minutos.
Após sofrer a virada, o auxiliar técnico, Guga, - que substituiu na beira do campo o treinador Marcus Grippi, cumprindo suspensão - fez duas substituições, posicionando sua equipe mais ofensiva. Porém, a entrada de Gabriel Esteves e Verrone, nos lugares de Gabriel Tonini e Caio Ribeiro, respectivamente, pouco adiantou.
Nos últimos quinze minutos a Caldense teve mais posse de bola, mas não levou perigo ao gol de Arthur. A boa performance da defesa do Tupynambás na reta final garantiu os três pontos no sul de Minas. O técnico Guiba ainda fez três substituições de uma só vez antes de iniciar os acréscimos. Albert, Ygor e Bruno Vieira deixaram o campo para a entrada de Vinícius Leonel, Felipe Linhares e Diego; respectivamente.
Outros jogos da rodada no grupo A6
Outras três partidas foram realizadas pela 12° rodada do grupo A6 da Série D. Na sexta-feira (13), antes de Caldense e Tupynambás, o Gama/DF ganhou pelo placar de 3 a 0 do Villa Nova/MG, no Distrito Federal. Já o Palmas/TO perdeu de 2 a 1 para o Atlético de Alagoinhas/BA, em Palmas. No sábado (14), o Brasiliense/DF empatou em 1 a 1 com o Bahia de Feira/BA, em Brasília.
Com o encerramento da 12° rodada, o Gama lidera o grupo A6 com 29 pontos. O Brasiliense é segundo com 27 pontos. O Atlético de Alagoinhas é o terceiro com 21 pontos e o Tupynambás fecha o G4 com 17 pontos. O Bahia de Feira é o quinto com 15 pontos. Com a mesma pontuação do time baiano, a Caldense aparece em sexto, perdendo no saldo de gols. Sem chances de classificação, o Villa Nova ocupa a sétima posição com nove pontos e o Palmas é o lanterna do grupo, sem ainda não ter pontuado na competição.
Próxima rodada
Na 13° rodada, o Tupynambás vai enfrentar o Palmas, no sábado (21), às 16h, em Juiz de Fora. No mesmo horário, o Brasiliense encara o Gama, em Brasília. Ainda no sábado, o Atlético joga contra a Caldense, às 20h30, em Alagoinhas. No domingo (22), o Villa Nova recebe o Bahia de Feira, às 16h, em Nova Lima.
Restando duas rodadas para o término da primeira fase, os quatro melhores de cada grupo vão avançar para a segunda fase. No final, os quatro semifinalistas estarão garantidos na Série C do Campeonato Brasileiro 2021.
Web Bola na Rede JF com o Baeta na Série D
A Web Rádio Bola na Rede JF transmitiu a partida, Caldense x Tupynambás, com a narração de Marcos Moreno. A reportagem e os comentários ficaram por conta de Leandro Dias. Já a Mônica Taísse, se encarregou do plantão de notícias.
O duelo entre Tupynambás e Palmas no próximo sábado, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, também terá a transmissão da Web Rádio Bola na Rede JF. A jornada esportiva iniciará às 15h e ainda poderá ser acompanhada pela Rádio Clube Trans FM 87,9 para quem estiver na zona norte de Juiz de Fora e quiser ouvir pelo radinho. Ouvintes também poderão acompanhar pela Web Rádio Baeta.
A transmissão dos jogos do Tupynambás na Série D do Campeonato Brasileiro pela Web Rádio Bola na Rede JF, tem o apoio cultural da Agropecuária Paiol, Arimatéia Móveis, Bujas Burguers, Drogaria do Ricardo e Fábio Materiais de Construção.
Para ouvir a transmissão da Web Rádio Bola na Rede JF, acesse o link abaixo:
http://radiobolanaredejf.com.br/
Você também pode acompanhar a transmissão da Web Rádio Bola na Rede JF no aplicativo RadiosNet:
http://l.radios.com.br/r/118309
Na Rádio Clube Trans FM 87,9, você pode acompanhar a transmissão acessando o link abaixo:
https://www.radioclubetransfm.com.br/
Na Web Rádio Baeta, você pode acompanhar a transmissão acessando o link abaixo:
https://www.webradiobaeta.com.br/