O Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, Centro, será palco do Festival de Artes Populares da Cult nesta sexta-feira, 14, e sábado, 15. Promovido pelo coletivo drag “Haus of Cult”, o evento tem entrada franca, sendo livre para todos os públicos. Para o primeiro dia, é necessário retirar os ingressos pelo link. A programação inclui performances e ocupações artísticas, em diversas expressões culturais.
A abertura do evento, às 20h de sexta-feira, terá o espetáculo “Além dos Arco-íris”, que conta a história LGBTQIA+ de Juiz de Fora, tendo como inspiração o universo do Mágico de Oz. No sábado, às 15h, o público também poderá conferir a mostra audiovisual “Affectus” e uma edição com a Ballroom Kunt JF. Durante todo o festival, haverá exibição de obras bidimensionais, e o encerramento terá pocket show com MC Xuxu.
Com cinco anos de atividades em Juiz de Fora, o coletivo drag “Haus of Cult” busca fomentar e valorizar a cultura drag da cidade. Por meio dele, as artistas Aurora, Loren Z e Saraah já realizaram eventos na Semana Rainbow da UFJF, em bares, boates e espaços públicos, além de promoverem oficinas e projetos fotográficos.
Na execução do Festival de Artes Populares da Cult, o coletivo conta com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O evento tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura.
Programação:
:: Sexta-feira | 14 de abril ::
* 20h - Espetáculo “Além do Arco-íris”
Inspirado em “O Mágico de Oz”, a peça conta a história de Dorothy, que chega à boate Além do Arco-íris, onde as artistas Glinda, Evanora, Miss Rose, Metálica, Scary, Leona, Esmeralda e Ozma lhe ensinarão a ser uma drag queen completa!
:: Sábado | 15 de abril ::
* 15h - Mostra Audiovisual Affectus - Exibição dos filmes:
- Tynna – Direção: Rodrigo Medsan | Financiamento do Edital Fernanda Müller de Cultura Trans – Programa Cultural Murilo Mendes
- MultiPolaris – Direção: David Martins
* 16h30 – Ballroom Kunt JF + Show Mc Xuxu
Batalhas em categorias de performance, que contemplam dança voguing, dublagem e curtos desfiles de moda. A Ballroom é um espaço de celebração de corpos e diferenças, dando liberdade e voz àqueles que sofrem opressão.
+ Pocket show com MC Xuxu, artista juiz-forana, de reconhecimento nacional
Além das atividades gratuitas no Teatro Paschoal, mantido pela PJF e gerido pela Funalfa, o festival terá a festa Dreamland, na sexta-feira, a partir das 22h, no Rocket Pub, com venda e cobrança de ingresso e classificação etária de 18 anos.
Comentários: