A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu uma ação, na última sexta-feira (4), contra o trabalho infantil. A ação foi realizada no bairro Alto dos Passos, na região sul da cidade.
A iniciativa contou com a participação de equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço Especializado em Abordagem Social (Amac), Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Conselhos Tutelares, Secretaria de Educação e Guarda Municipal.
Os profissionais realizaram uma blitz educativa para conscientizar a população sobre o trabalho infantil, destacando que ele é uma violação dos direitos das crianças e adolescentes. Informaram também que o trabalho é permitido apenas na condição de aprendiz, em instituições e programas específicos autorizados pelos órgãos competentes que garantam os direitos dos jovens.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos sobre os serviços de atendimento e uma roda de capoeira foi realizada pelo Grupo Quilombo de Minas, com a participação de crianças e adolescentes do bairro Solidariedade.