A programação da Semana do Meio Ambiente de 2024 foi encerrada com o último "Domingo no Parque". O evento foi fruto de uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) através da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).
Das 9h às 12h, os visitantes do Parque da Lajinha puderam participar de atividades voltadas para a "Sustentabilidade e Meio Ambiente Urbano". O evento ofereceu estandes expositivos com animais silvestres e peçonhentos, atividades lúdicas para crianças, recolhimento de sacolas plásticas e outras iniciativas.
Durante a semana, no dia 4, a PJF também participou de uma blitz educativa promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), focada na prevenção de incêndios florestais. O objetivo foi informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da proteção das florestas.
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, foram distribuídas mudas aromáticas e expostas sementes de árvores nativas da Mata Atlântica. A data também contou com uma apresentação musical de Tânia Bicalho, que abordou temas de educação ambiental, alimentar e nutricional por meio da música.
Além disso, a PJF realizou uma mesa redonda para apresentar iniciativas e avanços na organização e planejamento do espaço urbano durante a atual gestão.
Na sexta-feira, dia 7, os agentes ambientais da Sesmaur, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, participaram da Operação Alerta Verde. A ação ocorreu no bairro Eldorado, focando na prevenção de incêndios florestais no entorno do Parque Estadual Mata do Krambeck. No sábado, a Praça Jeremias Garcia, em Benfica, sediou o Rua de Brincar Especial Meio Ambiente.
Diversas atividades relacionadas ao tema da semana foram realizadas, como dinâmicas de reciclagem e recolhimento de materiais eletrônicos, distribuição de mudas aromáticas, jogos interativos, experimentos com a Defesa Civil, além da palestra "O circo" e atividades circenses para crianças e adolescentes.