Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 15 de Maio 2026
Minas Gerais

Saúde detalha regras para ampliação da vacinação contra influenza e dengue em Minas

Resoluções publicadas nesta terça-feira autorizam imunização da gripe para o público geral e vacina da dengue para profissionais de saúde

Talia Santana
Por Talia Santana
Saúde detalha regras para ampliação da vacinação contra influenza e dengue em Minas
Gil Leonardi / Imprensa MG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) oficializou, nesta terça-feira (12/05), as diretrizes para a expansão das campanhas de vacinação no estado. Por meio das resoluções SES/MG nº 11.124 e nº 11.125, os municípios mineiros estão autorizados a liberar a vacina contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade e a ampliar a proteção contra a dengue para trabalhadores da saúde, conforme a disponibilidade local de estoque.

Estratégia contra a Influenza

Com a proximidade do inverno, período de maior incidência de doenças respiratórias, a SES-MG orienta que as prefeituras abram a vacinação para o público geral. No entanto, a norma estabelece que os municípios devem manter uma reserva estratégica de doses para garantir o atendimento aos grupos prioritários, que incluem:

Publicidade

Leia Também:

  • Idosos (60 anos ou mais)

  • Crianças (6 meses a menores de 6 anos)

  • Gestantes e puérperas

  • Pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde

Atualmente, a cobertura vacinal em Minas Gerais está em 32,5%, índice considerado baixo diante da meta de 90%. O estado já distribuiu 4,6 milhões de doses e aguarda o recebimento de mais 2,4 milhões nas próximas semanas.

Vacinação contra a Dengue

Para o combate à dengue, a nova resolução permite que os municípios utilizem as doses remanescentes do Instituto Butantan para imunizar trabalhadores da saúde. A medida é temporária e excepcional, devendo ocorrer prioritariamente após o atendimento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).

A SES-MG esclarece que não haverá envio complementar de vacinas para este fim específico, devendo as prefeituras planejar a aplicação com base nas doses que já possuem em estoque. Para o público de 10 a 14 anos, permanece a aplicação da vacina Qdenga, seguindo o Plano Nacional de Imunização.

FAQ: Onde e como se vacinar

Quem pode tomar a vacina da gripe a partir de agora? Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade, desde que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município já tenha iniciado a ampliação para o público geral.

Trabalhadores da saúde de qualquer área podem tomar a vacina da dengue? Sim, a resolução autoriza a ampliação para profissionais de saúde nos municípios que possuem doses disponíveis da vacina do Instituto Butantan, após priorizar a Atenção Primária.

É necessário agendamento para receber as doses? Cada município possui autonomia para organizar seu fluxo. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina e documento de identidade.

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Minas Gerais

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web. Focada em repassar informações de interesse público, de modo imparcial e acessível.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR