Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Ciência e Tecnologia

São Paulo e Itália Fortalecem Cooperação entre Universidades e Empresas

Seminário promovido pela FAPESP destaca aumento da colaboração científica e tecnológica, com foco na inovação empresarial

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 42 acessos
São Paulo e Itália Fortalecem Cooperação entre Universidades e Empresas
Marcio de Castro, Domenico Fornara, Vahan Agopyan, Marco Antonio Zago, Raiane Assumpção e Carlos Gilberto Carlotti Jr. (foto: Karina Toledo/Agência FAPESP)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o objetivo de fortalecer a interação entre pesquisadores paulistas e empresas italianas, a FAPESP realizou, no dia 14 de junho, o seminário "Dia da Itália: universidade, empresa, governo – a criação de um ecossistema". Atualmente, 15% da pesquisa colaborativa entre cientistas do Estado de São Paulo e da Itália envolve empresas.

Potencial de Crescimento na Pesquisa Colaborativa

Segundo Domenico Fornara, cônsul-geral da Itália em São Paulo, a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil é uma oportunidade para discutir como investir mais nas trocas bilaterais, especialmente em pesquisa e inovação em parceria com empresas.

Leia Também:

Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, apresentou dados que mostram a relevância da cooperação científica e tecnológica. Nos últimos três anos, essa colaboração resultou na publicação anual de mais de 200 artigos científicos de alto impacto. "O impacto dessa produção é de altíssima qualidade, equivalente a 11 vezes a média mundial", destacou.

Áreas de Cooperação e Expansão

As áreas com maior nível de cooperação incluem saúde, energia e agricultura. No entanto, a FAPESP busca expandir essa colaboração para setores tecnológicos, engenharia e automotivo, conforme apontou Zago. Domenico Fornara elencou áreas como transporte sustentável, transição energética, inteligência artificial, tecnologia da informação, ciências da vida, engenharia de materiais e aeroespacial como potenciais para aumentar a interação.

Exemplos de Cooperação Empresarial

Mário Batista, vice-presidente da Pirelli no Brasil, destacou a presença da empresa em Campinas com laboratórios de pesquisa focados em materiais e inovação. Ele enfatizou a necessidade de aumentar a cooperação com a FAPESP, especialmente em projetos relacionados a pneus para carros elétricos e reciclagem de pneus.

Guilherme Lencastre, presidente da Enel Brasil, ressaltou a importância da parceria com universidades e instituições de pesquisa para abordar desafios como a transição energética e a previsão de eventos climáticos extremos.

Instrumentos de Apoio à Pesquisa

Eduardo Zancul, da Coordenação Adjunta de Pesquisa para Inovação da FAPESP, explicou que programas como o Centro de Pesquisa Aplicada (CPA), o Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e o Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) são fundamentais para fomentar a colaboração em pesquisa com empresas italianas.

Protocolo Executivo Bilateral

Fornara mencionou a negociação de um novo protocolo executivo bilateral, visando expandir a colaboração em pesquisa para outras áreas. O programa trienal apoiará projetos em colaboração entre centros de pesquisa do Brasil e da Itália, com foco em temas como produção de eletricidade, hidrogênio verde e nanotecnologia.

Parcerias Acadêmicas

Fabio Naro, adido científico da embaixada da Itália, destacou que o Brasil é o quinto parceiro acadêmico da Itália no mundo, com as universidades italianas mantendo mais parcerias com o Brasil do que com muitos outros países europeus.

O seminário contou com a participação de diversas autoridades, incluindo Vahan Agopyan, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP; e Anderson Correia, diretor-executivo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), entre outros.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: Agência FAPESP
Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )