Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Resultado do Cadastro Escolar 2024 em Minas Gerais já está disponível para consulta

Estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino ou mudar de escola podem conferir o encaminhamento no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem)

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
Resultado do Cadastro Escolar 2024 em Minas Gerais já está disponível para consulta
Gil Leonardi / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, divulgou no dia 5 de dezembro o resultado do Cadastro Escolar 2024, destinado aos estudantes que pretendem ingressar na rede pública de ensino ou desejam mudar de escola. Os dados estão disponíveis no site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem), permitindo que os estudantes confiram a escola para a qual foram encaminhados.

Além de abranger o ingresso na rede pública, o Cadastro Escolar 2024 contempla estudantes interessados em cursar o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), participar de cursos da Educação Profissional em escolas estaduais, ou retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A consulta ao encaminhamento pode ser realizada informando o número de inscrição e data de nascimento do candidato no Sucem. Para aqueles que perderam o número de inscrição, é possível recuperá-lo no próprio site do cadastro, selecionando a opção "esqueci meu número de inscrição" e fornecendo nome completo, tipo de ensino, data de nascimento e nome do pai ou mãe.

Publicidade

Leia Também:

As matrículas na rede estadual estão programadas para ocorrer entre os dias 26 de dezembro e 12 de janeiro de 2024. O encaminhamento dos alunos inscritos no Sucem levou em consideração a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido.

Para efetivar a matrícula, pais/responsáveis ou o próprio aluno maior de idade devem apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.917/2023 e dirigir-se à unidade escolar para a qual foram direcionados pelo Sucem. A renovação da matrícula é automática para quem já está matriculado e frequente em uma escola da rede estadual, simplificando o processo.

O Cadastro Escolar 2024 abrange mais de 700 municípios em Minas Gerais que aderiram ao Sucem. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço do candidato, de acordo com a etapa de ensino desejada. Nos municípios sem adesão ao Sucem, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais disponíveis.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )