O distrito onde está a capela mais antiga de Ouro Preto foi, também, palco do declínio do tropeirismo no Brasil. Esse é Rodrigo Silva, local onde a maria-fumaça chegou com a presença de Dom Pedro II e marcou a rota, pelos trilhos, da modernidade na então capital de Minas Gerais. Essa história curiosa é apresentada no programa Estações, da Rede Minas, nesta terça (14).
Rodrigo Silva era o ministro no século XIX e deu fim à escravatura no Brasil junto à princesa Isabel. Um ano antes de assinar a lei Áurea, ele estava na vila de Ouro Preto para inaugurar a estação de trem que permitiria estreitar a relação da corte com a capital de Minas e fomentar o comércio, antes restrito aos lombos de burros e cavalos. O apito do trem não soa mais no lugar que leva seu nome, mas o prédio e os trilhos no entorno sobreviveram e com eles a memória da comunidade, que é apresentada no programa.
A Estação Ferroviária de Rodrigo Silva se originou nos período industrial em meados do século XIX. Sua inauguração em 1888 desenvolveu o progresso do povoado, que se estabilizou através do transporte ferroviário. O atual distrito de Ouro Preto era conhecido por José Correia, hoje possui o mesmo nome da estação. O distrito Rodrigo Silva demostrou
através desta mudança de nome o impacto que a estação fez para a economia do povoado. Quando a estação foi desativada, grande parte do movimento do distrito diminuiu, deixando assim o numero de pessoas estável. Hoje a estação é usada apenas para celebrações culturais e religiosas.
Esses são alguns dos destaques do programa Estações, que vai ao ar nesta terça (14), às 19h. O público acompanha a atração pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!
Acesse o nosso site
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
Curta e siga nossas redes sociais!