O Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), atuou de maneira rápida através da realização de intervenções emergenciais em diversos pontos do município após fortes chuvas ocorridas na noite desta segunda-feira, dia 13. Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em apenas uma hora, entre 18h e 19h da noite do dia 13 de dezembro, choveu 32,39 milímetros no bairro Nossa Senhora de Lourdes; 28,59 milímetros no bairro Monte Castelo e 16,75 milímetros no bairro Graminha, as localidades mais afetadas pelas pancadas.
Através do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) trabalhou em diversas intervenções emergenciais em diferentes pontos da cidade. Foram realizadas ações de desobstrução e limpeza de bocas-de-lobo, correção de erosões, patrolamento, retirada de lama, operações tapa-buraco e limpeza de vias.
A secretária de governo, Cidinha Louzada, destaca a importância da agilidade nas ações emergenciais. "Estamos trabalhando de forma integrada através do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário. Isso garante que o atendimento às demandas seja mais rápido e eficiente, já que os encaminhamentos são feitos de forma coordenada. Prova disso é como agimos rápido para atender as demandas causadas pela chuva intensa nesta semana”, afirma.
Atuação preventiva
As ações de zeladoria do Programa Boniteza, principalmente na limpeza das bocas-de-lobo, foram fundamentais para minimizar o impacto das chuvas. Até o momento, a equipe atuou na limpeza de 1.022 bocas-de-lobo em diversos pontos da cidade, além da conclusão de 377 erosões.
A secretária lembra, ainda, que nenhum caso grave foi registrado pela Defesa Civil em função das chuvas recentes e que isso é reflexo do trabalho de prevenção, apoiado pelas ações do Boniteza. “Com a vinda da Defesa Civil para a Secretaria de Governo, estamos focados na área de prevenção. No Gabinete Comunitário, trabalhamos intensamente no período de estiagem para promover limpeza de bocas-de-lobo e limpezas de córregos, dando prioridade aos locais definidos pela Defesa Civil de acordo com o risco apresentado. E, agora, seguimos trabalhando de forma conjunta dentro do Programa Boniteza para reduzir os riscos e os impactos das chuvas de forma ágil”, ressalta.
Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário
O Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário está aberto para receber solicitações da população sobre intervenções e melhorias urbanas. A iniciativa foi idealizada pela secretária de Governo, Cidinha Louzada, com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas. Todos os pedidos enviados por cidadãos, lideranças comunitárias e vereadores são organizados em um sistema e o andamento da solicitação pode ser acompanhado em tempo real por outros setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário acompanha as ações e informa à pessoa solicitante quais medidas foram adotadas, além de checar se o trabalho foi aprovado pela comunidade.
São desenvolvidas ações integradas entre Secretaria de Obras (SO), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).
Até o momento, o Gabinete realizou 36.618 ações. Sendo 2.140 ações da operação tapa buracos, 24.616 manutenções de iluminação, 1.637 manutenções de locais públicos (praças, escolas, canteiros, etc.) e 572 km de limpeza urbana.
As demandas de melhorias urbanas podem ser solicitadas pelo número (32) 3690-7241, por ligação ou mensagem pelo WhatsApp. As ações de zeladoria do Gabinete podem ser acompanhadas através das redes sociais. Siga a página do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário no Instagram, e curta a página no Facebook.
FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários: