Em novembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma grande operação de limpeza nas bocas de lobo e galerias pluviais da cidade, recolhendo 19,5 toneladas de lixo. A ação, que abrangiu todas as zonas da cidade, teve como objetivo a desobstrução de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais, para melhorar o escoamento da água das chuvas e evitar alagamentos.
De acordo com a PJF, as intervenções são essenciais para a manutenção da infraestrutura urbana, mas, para que os resultados sejam duradouros, é fundamental que a população colabore. O descarte inadequado de lixo, especialmente nas ruas e nas bocas de lobo, compromete o trabalho realizado e traz sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
Somente em 2024, mais de 215,2 toneladas de lixo foram retiradas das bocas de lobo e bueiros da cidade. A maior parte desse material é composta por plásticos, como sacolas e garrafas PET, originados do lixo doméstico. A Prefeitura reforça que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental.
A PJF também fez um apelo à população para que denuncie casos de descarte inadequado. "Ao ver alguém jogando lixo nas ruas, córregos ou bocas de lobo, ligue para o número 3690-7984 e faça a denúncia. A colaboração de todos é essencial para manter a cidade limpa e segura", conclui a administração.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.