Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Prefeita entrega certificado do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo

Em sua fala, a prefeita destacou que “este setor produtivo é um vetor para o desenvolvimento econômico da região.

Redação
Por Redação
Prefeita entrega certificado do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um marco para os produtores de leite e queijo de Juiz de Fora e região. O Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo é oficialmente o primeiro APL do produto a receber certificação em Minas Gerais. Na cerimônia de reconhecimento, realizada nesta quinta-feira, 13, a agricultora familiar de Juiz de Fora, Nathalie de Souza Ferreira,  recebeu o certificado das mãos da prefeita Margarida Salomão e do Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE-MG), Marco Antônio Mendonça Gaspar, representando todos os integrantes do arranjo.

Em sua fala, a prefeita destacou que “este setor produtivo é um vetor para o desenvolvimento econômico da região. Precisamos cuidar da produção, ou seja, viabilizar as condições para os produtores, melhorando estradas, maquinário, e segurança. Mas também estimular a agregação de valor deste produto. Com este esforço, além de estarmos apostando no desenvolvimento pela via da produção rural e da industrialização, nós estamos focando em uma das grandes vocações da região que é a economia criativa”.

A agricultora familiar Nathalie de Souza Ferreira celebrou este reconhecimento. “É uma alegria muito grande participar deste momento. Fico sem palavras para descrever e agradecer a Prefeitura. Nós estamos trabalhando há algum tempo para que isso tudo acontecesse e agora queremos, ainda mais fortalecer este APL com ações concretas para o desenvolvimento dos produtores e para a valorização dos nossos queijos”. 

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva, enfatizou que “a união dos produtores das diferentes localidades foi de máxima importância para o reconhecimento e é necessário mobilizar, cada vez mais, todos eles, os protagonistas deste APL. A produção de queijos ocupa grande espaço na economia e desenvolvimento da região, e tem sido para muitos produtores a única fonte de renda da família. Por isso é necessário que essa cadeia tenha um lugar de destaque e seja cada vez mais valorizada”.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, ainda complementou que “a construção do APL também envolveu três secretarias do município, instituições de ensino e pesquisa vinculadas a cadeia do leite, juntamente com um conjunto diversificado de produtores dos setes municípios que compõe o Circuito Turístico do Caminho Novo. Todos integrando um processo de entrelaçamento entre atividade produtiva, possibilidades de desenvolvimento do turismo, e naturalmente o desenvolvimento econômico em duas dimensões: o fortalecimento e a qualificação dos produtores envolvidos, para inserção dos seus produtos no mercado regional, nacional e internacional, e a criação de uma referência de uma tradição tão importante na  história de Juiz de Fora e região”.

“Acreditamos muito nesse projeto como política pública e exploração turística de um dos produtos mais tradicionais e reconhecidos de Minas Gerais. Queremos alavancar a experiência turística junto à produção leiteira e de queijo, além de fortalecer as parcerias com o empresariado, colocando em todos restaurantes, hotéis, lanchonetes e padarias, o nosso queijo minas do Caminho Novo”, explicou o secretário de Turismo (Setur), Marcelo Do Carmo.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega, os vereadores da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor, Maurício Delgado e Vagner de Oliveira. O presidente do Sindicato Rural, Domingos Frederico Netto e representantes das instituições parceiras do arranjo, que são: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT), Embrapa Gado de Leite, Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) e Sindicomércio.


Como participar do APL?

Para participar do APL, produtores das setes cidades que integram o Circuito Turístico, que são: Juiz de Fora, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Simão Pereira e Santos Dumont, podem preencher o formulário disponível de forma online.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )