Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Educação

Pé-de-Meia libera pagamentos para estudantes nascidos em setembro e outubro

O programa federal realiza os depósitos de forma faseada, seguindo o mês de nascimento dos beneficiários, diretamente nas contas da Caixa Econômica Federal abertas em nome dos estudantes.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Pé-de-Meia libera pagamentos para estudantes nascidos em setembro e outubro
© Antônio Cruz/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Educação (MEC) efetuou, nesta quarta-feira (4), o pagamento de duas parcelas do Programa Pé-de-Meia, referentes a 2025, destinadas aos estudantes nascidos em setembro e outubro.

Uma das parcelas corresponde ao incentivo pela conclusão de uma das séries do ensino médio em 2025. A segunda é exclusiva para os alunos que finalizaram essa etapa educacional e compareceram aos dois dias de provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os valores são creditados de forma gradual, seguindo o mês de nascimento dos participantes do programa federal, diretamente nas contas da Caixa Econômica Federal abertas em nome dos próprios alunos.

Publicidade

Leia Também:

Veja o cronograma completo de pagamentos, que se estende até 5 de março, organizado pelo mês de nascimento dos estudantes elegíveis ao Pé-de-Meia:

Janeiro e fevereiro: pagamentos realizados na quinta-feira (26 de fevereiro);

Março e abril: pagamentos realizados na sexta-feira (27);

Maio e junho: pagamentos realizados nesta segunda-feira (2);

Julho e agosto: pagamentos realizados nesta terça-feira (3);

Setembro e outubro: pagamentos realizados nesta quarta-feira (4);

Novembro e dezembro: pagamentos previstos para 5 de março.

Os montantes concedidos incluem R$ 1 mil como incentivo principal, acrescidos de R$ 200 adicionais pela participação no Enem de 2025.

Como funcionam os depósitos

Estudantes do Pé-de-Meia que concluíram o 3º ano em 2025 terão o incentivo de conclusão do programa liberado para saque imediato, além da parcela única de R$ 200, caso tenham comparecido aos dois dias do Enem do ano anterior.

Para os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio público, o valor de R$ 1.000 será creditado em suas contas, mas permanecerá bloqueado até a efetiva conclusão do ensino médio.

O beneficiário tem a opção de manter o dinheiro na poupança da instituição bancária ou investi-lo no Tesouro Direto, utilizando o aplicativo Caixa Tem.

Comprovação e validação pelas redes de ensino

O MEC esclarece que o pagamento do incentivo de conclusão aos participantes do Pé-de-Meia não ocorre de forma automática após o término do ano letivo.

Apenas os estudantes cujas informações forem devidamente confirmadas pelas respectivas redes de ensino terão seus pagamentos assegurados.

O procedimento de envio de dados pelas secretarias de educação é dividido em duas fases: a primeira, de confirmação da aprovação dos alunos ao final do ano letivo, e a segunda, de validação da conclusão do ensino médio.

Segundo o Ministério, o propósito é garantir maior segurança e aprimoramento dos dados relacionados a esta política pública.

Prazos e acompanhamento

Se houver atraso na remessa dos dados dos estudantes pelas redes de ensino, o governo federal informa que as parcelas do Pé-de-Meia serão creditadas em uma das cinco datas estabelecidas pelo MEC, com prazo final até o início de julho.

O limite para que as redes de ensino enviem as informações das instituições é o mês de junho.

Caso o pagamento não seja efetuado na primeira data prevista, o aluno deve aguardar a atualização das informações por parte da rede de ensino.

O MEC aconselha os estudantes a verificarem sua situação periodicamente na página virtual “Consulta Pé-de-Meia”, acessível através da conta da plataforma Gov.br. Esta página pode ser acessada de qualquer dispositivo, como computador, smartphone ou tablet.

Sobre o Programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia, uma iniciativa de incentivo financeiro-educacional do governo federal, abrange aproximadamente 4 milhões de estudantes.

Este programa é direcionado a alunos matriculados no ensino médio da rede pública que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

O programa atua como uma poupança, visando estimular a permanência e a conclusão escolar dos jovens nesta fase de ensino. Seu propósito é democratizar o acesso à educação e diminuir a desigualdade social entre a juventude.

Para obter informações adicionais, os interessados podem contatar o Fale Conosco do MEC pelo telefone 0800-61-61-61 ou acessar o site oficial do Pé-de-Meia.

FONTE/CRÉDITOS: Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR