A parceria entre as forças de segurança pública de Minas Gerais e os estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) resultou em 444 prisões em flagrante durante uma operação conjunta realizada ao longo de cinco dias em oito estados brasileiros.
De quarta-feira (8) a domingo (12), as polícias, secretarias e outras instituições colaboradoras conduziram atividades preventivas e repressivas com o objetivo de reduzir a criminalidade violenta nos estados participantes da Operação Cosud.
Esta foi a primeira operação realizada de forma integrada e deliberada por meio da cooperação entre as instituições de segurança dos sete estados do Cosud: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Mato Grosso do Sul também participou das ações como estado convidado nesta ocasião.
Os resultados das atividades realizadas em diversas regiões de Minas Gerais foram divulgados nesta terça-feira (14/5) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que coordenou a operação integrada. A Polícia Militar (PMMG), a Polícia Civil (PCMG), a Polícia Penal (Depen-MG) e o Sistema Socioeducativo de Minas Gerais também participaram da ação.
Nesta edição, a operação teve como foco as áreas de divisa de Minas Gerais com os outros estados participantes. O contingente policial empregado ultrapassou 2,7 mil homens e mulheres, com mais de 1,1 mil viaturas deslocadas, além de 26 cães e dois drones.
Durante os cinco dias da Operação Cosud, foram abordadas 19.604 pessoas, resultando em 444 prisões em flagrante. Foram realizadas 4.817 atividades repressivas, que geraram mais de 3,7 mil boletins de ocorrência, cumprimento de 47 mandados de prisão e instauração de 95 inquéritos policiais.
Além disso, foram apreendidas 47 munições, 13 armas de fogo, armas brancas e simulacros. A Polícia Penal (Depen-MG) conduziu 876 fiscalizações de presos em saídas temporárias e 1.725 de monitoramento eletrônico, enquanto o sistema socioeducativo realizou revistas em 23 instituições.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.
Comentários: