Será exibido na próxima terça-feira, às 19h, no auditório do Museu Murilo Mendes (Mamm), localizado na R. Benjamin Constant, 790, Centro, o raro longa-metragem “Johan” (1976), de Philippe Vallois. O diretor é um renomado cineasta francês que possui cinco décadas de carreira e aproximadamente trinta trabalhos realizados. O longa-metragem é uma mistura de documentário e ficção com duração de 1h21 e classificação de 18 anos.
“Johan” foi o primeiro filme gay produzido na França. Ele estreou no Festival de Cannes de 1976 e sofreu inúmeras censuras dificultando sua circulação, divulgação e apreciação. Tempos depois, quando uma cópia sem cortes de “Johan” é encontrada, o filme obtém repercussão e tem sua relevância reconhecida e torna-se um grande clássico.
A exibição cinematográfica faz parte da mostra "Philippe Vallois: Cartografias do desejo", que integra a programação dos eventos de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ durante o mês Agosto Multicor. Essa é uma ação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Fundação Clóvis Salgado, ambas apoiadoras da Mostra.