Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Moradores do Prainha de Monte Verde reclamam de carvoaria há menos de 1 km do bairro

Segundo os moradores do Prainha, a situação se agravou desde o início do ano

Arthur Abrahão
Por Arthur Abrahão
Moradores do Prainha de Monte Verde reclamam de carvoaria há menos de 1 km do bairro
Fernando Gonçalves
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os moradores do bairro Prainha de Monte Verde estão enfrentando problemas com uma carvoaria, localizada a cerca de 1 km do condomínio, onde vivem mais de 200 famílias. A emissão de fumaça da produção de carvão tem se deslocado diretamente para o bairro, prejudicando a qualidade do ar dos moradores. A carvoaria também fica pouco menos de 4 km da cachoeira da Jamaica, ponto turístico muito comum entre os moradores de Juiz de Fora e região. 

Segundo os moradores do Prainha, a situação se agravou desde o início do ano. “Percebemos que a produção aumentou significativamente e, pra piorar, essa queima é feita na parte da noite, quando o sereno não deixa a fumaça dispersar. Com a chegada do outono e como nossa região tende a ter uma serração mais intensa, a fumaça e fuligem vêm diretamente para nossas casas”, contou uma das moradoras. 

Ainda de acordo com os moradores, alguns idosos já passaram mal, por respirarem a fumaça e estão tendo que sair de suas casas para não piorar a saúde. “Optamos por morar há 20 km do centro de Juiz de Fora, para ter contato com a natureza, respirar um ar puro e ter paz. Desde a intensificação da produção de carvão, parece que estamos morando ao lado de uma indústria. Não é possível que os órgãos ambientais autorizaram essa carvoaria funcionar e prejudicar a gente. Nós pagamos IPTU, não moramos em um local que é desconhecido”, completou.

Leia Também:

De acordo com fotos de satélite do Google Maps, a carvoaria está situada em uma estrada vicinal, no km 105 da MG-353 e possui 19 fornos. Já o Prainha de Monte Verde está no km 106 da mesma estrada.

Em uma reunião, na Câmara Municipal, junto com os vereadores Protetora Kátia Franco, Sargento Mello Casal e Tiago Bonecão, que compõem a Comissão de Meio Ambiente do Legislativo, foi convidado a Prefeitura de Juiz de Fora, a Polícia Militar de Meio Ambiente, a OAB e os moradores do bairro. Da reunião, sairá um ofício para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Durante a reunião foi descoberto que a prefeitura chegou a suspender as atividades da carvoaria, mas a suspensão já tornou sem efeito. A expectativa dos moradores é de uma nova suspensão, até a cessação do alvará em definitivo.

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

FONTE/CRÉDITOS: Fernando Gonçalves
Comentários:
Arthur Abrahão

Publicado por:

Arthur Abrahão

Jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF em 2017.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )