Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Ministério Público apresenta órgão de resoluções consensuais e realiza encontro com movimentos sociais em Viçosa

Eventos acontecem na próxima quinta-feira, 26 de outubro, no campus da UFV

A Notícia em Primeira Mão .
Por A Notícia em Primeira Mão .
/ 203 acessos
Ministério Público apresenta órgão de resoluções consensuais e realiza encontro com movimentos sociais em Viçosa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realiza dois eventos na próxima quinta-feira, dia 26 de outubro, em Viçosa. Pela manhã, às 10 horas, acontece uma apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), órgão que tem por finalidade implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais.

À tarde, a partir de 13h30, é a vez do Encontro do Ministério Público com Movimentos Sociais e Populares e Sociedade Civil Organizada. O encontro, que busca aprimorar os canais de escuta do MPMG para atender às demandas relacionadas aos direitos fundamentais desses grupos, é realizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, com o apoio da Ouvidora do Ministério Público, Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários (Caoca) e Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos). 

Compor
A apresentação do Compor contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e de promotores de Justiça e servidores do MPMG, além de prefeitos, vice-prefeitos, deputados, outras lideranças políticas e representantes da sociedade civil na região.

Leia Também:

O objetivo é mostrar que o Compor pode ser um importante instrumento de resolução de questões municipais. A apresentação vai detalhar a estrutura e os objetivos do órgão, além de explicar como ele pode ser acessado para a resolução consensual de conflitos, com a utilização dos métodos de autocomposição, cada vez mais utilizados pelas instituições de Justiça, e que têm surtido excelentes resultados para a sociedade, com a efetivação de direitos.

Encontro com movimentos sociais 
Este será o quarto de seis encontros previstos com os movimentos sociais que atuam nas diferentes regiões de Minas Gerais. Os três primeiros ocorreram em Araçuaí, Montes Claros e Governador Valadares. 

O público-alvo são representantes dos municípios pertencentes às comarcas de Abre Campo, Além Paraíba, Barbacena, Manhumirim, Alto Rio Doce, Eugenópolis, Santos Dumont, Ervália, Leopoldina, Cataguases, Palma, Matias Barbosa, Bicas, Senador Firmino, Espera Feliz, Viçosa, Carangola, Juiz de Fora, Lajinha, Mar de Espanha, São João Nepomuceno, Ubá, Divino, Pirapetinga, Guarani, Visconde do Rio Branco, Jequeri, Muriaé, Lima Duarte, Manhuaçu, Mercês, Miradouro, Miraí, Teixeiras, Tombos, Rio Novo, Piranga, Raul Soares, Rio Casca, Rio Pomba e Rio Preto.

A iniciativa decorre da Recomendação nº 61/2017, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), segundo a qual, os encontros têm por objetivo: aproximar os membros do Ministério Público das demandas da sociedade por meio do diálogo aberto, informal e transparente; identificar demandas e tendências na defesa dos Direitos Fundamentais; auxiliar os membros do Ministério Público a tomar conhecimento de eventuais ameaças a Direitos Fundamentais; contribuir para o aprofundamento da democracia e da participação social, capacitação das lideranças dos movimentos sociais sobre os serviços prestados pelo MP na defesa dos direitos e sobre o modo de acessá-los; e estabelecer as metas institucionais em temas de reconhecida relevância social, reunindo-se esforços orçamentários e estruturais, tais como comissões, grupos de trabalho, forças-tarefa e outros, a fim de garantir o alcance de resultados. 

Serviço

Apresentação do Compor
Data: 26 de outubro de 2023, quinta-feira 
Horário: 10h 
Local: Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da Universidade Federal de Viçosa (av. PH Rolfs, s/n, Campus Universitário)

Encontro com Movimentos Sociais
Data: 26 de outubro de 2023, quinta-feira 
Horário: 13h30 
Local: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa - rua Purdue - Campus UFV – Viçosa

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
A Notícia em Primeira Mão .

Publicado por:

A Notícia em Primeira Mão .

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )