O Governo de Minas dá um importante avanço na formação profissional dos jovens ao lançar o "Trilhas de Futuro nas Escolas". Este programa, o maior de sua categoria no estado, oferece 9,6 mil vagas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), direcionados a estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti). As inscrições começam nesta terça-feira (1/10) e vão até 1º de novembro, acessíveis pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula.
Com um investimento de cerca de R$ 120 milhões, o Trilhas de Futuro nas Escolas representa uma nova era na educação técnica de Minas Gerais. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) permitirá que os estudantes tenham acesso a cursos em áreas estratégicas como Automação Industrial, Biocombustíveis, Mecatrônica e muito mais. Essas opções não apenas preparam os alunos para as demandas do mercado, mas também promovem uma integração curricular que abrange a formação geral e técnica ao longo dos três anos do ensino médio.
Os cursos, com uma abordagem prática e teórica, serão realizados nas escolas estaduais e nos laboratórios do Senai. Essa metodologia permite que os alunos tenham acesso a um conteúdo de qualidade, alinhado às necessidades do mercado, e é regulamentada pela Resolução CNE/CP Nº 1, que integra o ensino médio com a formação técnica.
“A educação profissional em Minas já avançou muito, mas com o Trilhas de Futuro nas Escolas, levamos esses cursos diretamente para as unidades escolares, integrando a formação geral e técnica”, explica Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.
Os cursos estarão disponíveis em 153 escolas estaduais localizadas em 37 municípios, incluindo Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.
Este projeto não é apenas uma iniciativa educacional; é uma porta aberta para o futuro, proporcionando aos jovens as ferramentas necessárias para se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “A união entre a SEE/MG e o Senai representa um avanço significativo na oferta de educação profissional em Minas”, conclui Kellen.
Serviço:
- Inscrições: 1º de outubro a 1º de novembro de 2024
- Onde: As inscrições devem ser realizadas por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no site www.cadastroescolar.
educacao.mg.gov.br, a partir desta terça-feira (1/10) até o dia 1/11/2024.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
Comentários: