Com a aproximação do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está enfatizando a importância da vacinação contra a influenza (gripe). A campanha, que ocorrerá de 25 de março a 31 de maio, terá início em vários municípios ainda nesta semana, com o dia de mobilização nacional previsto para 13 de abril.
Um total de 844 mil doses da vacina contra a influenza foi recebido pelo estado em 15 de março, e foram distribuídas às regionais de saúde. Mais doses serão disponibilizadas ao longo do período de vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde. Estima-se que 8,7 milhões de pessoas em grupos prioritários serão vacinadas em Minas Gerais.
Josianne Gusmão, coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, enfatiza que a vacinação contra a influenza é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes da infecção pelo vírus.
“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica.
A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Em 2023, Minas Gerais registrou a aplicação de 7.452.798 doses da vacina, com uma cobertura de 68,8% nesses grupos.
Até fevereiro de 2024, foram notificados 11 casos de influenza, com um óbito. Gilmar José Coelho Rodrigues, coordenador de Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas da SES-MG, destaca a importância da vacinação para proteger contra a gripe e a covid-19, especialmente considerando a semelhança de sintomas entre as duas doenças.
"Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça e se assemelham com os sintomas da covid-19.
Por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças. A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19, então recomendamos aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação para atualizar a situação vacinal também para covid-19 nos grupos elegíveis”, alerta.
Prevenção
Outras medidas podem auxiliar na prevenção, além ds vacinação. São elas:
- lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
- utilize lenço descartável para higiene nasal;
- cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- mantenha os ambientes bem ventilados;
- evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
- adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Público prioritário para vacinação contra influenza:
- crianças (6 meses a menores de 6 anos);
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores de saúde;
- povos indígenas;
- quilombolas;
- professores;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;
- caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores portuários;
- Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas;
- pessoas em situação de rua;
- população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site.
Curta e siga nossas redes sociais.