A doação de órgãos em Minas Gerais vai ganhar um reforço estratégico. Foi anunciado durante o I Encontro Gerencial do MG Transplantes – Conexões pela Vida, realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, a criação do novo Plano Estadual de Doação e Transplantes de Minas Gerais (PEDT). A iniciativa será o principal instrumento de planejamento e gestão do MG Transplantes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), até 2029.
O plano busca fortalecer todas as etapas do processo, desde a identificação de potenciais doadores até a realização dos procedimentos cirúrgicos, com foco em mais agilidade, eficácia e na redução da fila de espera por órgãos no estado.
De acordo com o diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado, o objetivo é ampliar a integração das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) ao sistema informatizado estadual. “Nossa meta é que 100% dessas comissões estejam integradas ao sistema e recebam os incentivos estaduais”, afirmou.
O PEDT está sendo desenvolvido em parceria com diferentes órgãos e instituições. A expectativa é que ele seja pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB-SUS/MG) no segundo semestre e, em seguida, submetido ao Sistema Nacional de Transplantes.
Banco de tecidos e fila de espera
Outro anúncio feito durante o evento foi a criação do Banco de Tecidos Oculares (BTOC) em Itajubá, no Sul de Minas, que se encontra em fase de implantação.
Segundo dados do MG Transplantes, mais de 4.100 pessoas aguardam por um órgão no estado e outras 4.400 esperam por transplante de córneas. Para enfrentar esse desafio, o órgão tem investido em campanhas de conscientização e na capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico de morte encefálica e abordagem humanizada às famílias.
Uma das ações recentes foi firmada com consórcios de saúde para viabilizar exames de diagnóstico em regiões com baixa infraestrutura. Como resultado, 22 transplantes foram realizados até maio deste ano em locais que antes não tinham acesso aos exames necessários.
União de esforços
O I Encontro Gerencial do MG Transplantes também foi um momento de articulação institucional. A presidente da Fhemig, Renata Dias, destacou o caráter coletivo da política pública de doação: “É uma política 100% SUS e muitas pessoas dependem do nosso trabalho. Precisamos buscar soluções para reduzir a fila de esperança e salvar mais vidas”.
Ao final do encontro, foi assinado um termo de compromisso entre representantes das organizações de procura de órgãos, MG Transplantes, Secretaria de Estado de Saúde e Fhemig, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das ações em Minas Gerais.
“Mais do que um ato formal, essa pactuação representa o reconhecimento de que nosso trabalho exige responsabilidade compartilhada, clara de papéis e engajamento diário”, afirmou a assessora estratégica da Fhemig, Bárbara Campos.
A secretária adjunta de Estado de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, também reforçou a importância da união: “Que juntos possamos alcançar um maior número de captação e transplantes, que é o que a gente mais deseja”.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais