Aguarde, carregando...

Sábado, 07 de Novembro 2026
Minas Gerais

Produção de algodão em Minas atinge 871 mil toneladas com apoio do Proalminas

Programa estadual elevou a produtividade média do algodão em caroço no estado para 330 arrobas por hectare e certificou 34 indústrias têxteis.

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Produção de algodão em Minas atinge 871 mil toneladas com apoio do Proalminas
agencia_minas
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O Programa Mineiro de Incentivo à Cultura doAlgodão(Proalminas), política pública executada pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), registrou um aumento de quase 94% na produtividade do algodão em caroço nas lavouras do estado desde a sua criação.

Ouça o Resumo desta Notícia
Áudio RCWTV
Produção e locução oficial por inteligência jornalística RCWTV
Publicidade

Leia Também:

Em resumo:

  • A produtividade média do algodão em caroço subiu de 170 para 330 arrobas por hectare desde 2002/2003.
  • Entre 2004 e 2025, o Proalminas contribuiu para a produção de 871 mil toneladas de algodão em pluma.
  • Governo estadual certificou 34 indústrias têxteis participantes da iniciativa em Belo Horizonte.

O rendimento médio saltou de aproximadamente 170 arrobas por hectare, na safra 2002/2003, para a marca atual de 330 arrobas por hectare. O setor registrou avanço por área plantada. Ações de fortalecimento contribuíram para a produção acumulada de 871 mil toneladas de algodão em pluma entre os anos de 2004 e 2025.

O Governo de Minas certificou 34 indústrias têxteis participantes do programa. A ação integra o cronograma de valorização da cadeia produtiva local. A cerimônia ocorreu na última quinta-feira (5/11), em Belo Horizonte. A política pública funciona por meio de um mecanismo de incentivo fiscal que concede benefícios às indústrias compradoras da matéria-prima produzida em território mineiro,

A medida resulta na redução da carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o produto final industrializado. Ao mesmo tempo, estimula o giro econômico no estado.

Retomada histórica da cotonicultura e estímulos ao produtor

Criado em 2003, o Proalminas foi estruturado para mudar o cenário da cotonicultura mineira e estimular a retomada do plantio no estado. A iniciativa criou condições estratégicas para os agricultores superarem uma severa crise enfrentada na década de 1990. Na época, a infestação do bicudo do algodoeiro, uma praga agrícola, devastou lavouras inteiras.

A partir desse planejamento, o governo mineiro desenvolveu mecanismos para a melhoria continuada da qualidade e da produtividade do algodão local. Também promoveu a integração entre o setor produtivo e o parque industrial.

Na ponta da produção, o agricultor de Minas Gerais conta com estímulos diretos. Eles incluem a garantia de mercado comprador e o recebimento de um adicional de preço vinculado ao algodão entregue. O programa governamental também assegura o treinamento contínuo das equipes do campo, além do acesso simplificado a inovações tecnológicas para a condução das lavouras.

No ciclo 2025/2026, empresas fabris participantes consumiram cerca de 24 mil toneladas de algodão pelo Acordo de Cooperação estabelecido. Isso expandiu a demanda local e gerou renda diretamente na atividade agrícola.

Integração setorial e padrão de qualidade internacional

Thales Fernandes é secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo ele, o nível de evolução da cadeia produtiva mineira do algodão exige trabalho conjunto. A atuação reúne o Estado, a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e parceiros na execução do Proalminas.

O titular da pasta destacou que a união de esforços e a destinação correta de recursos viabilizaram a criação e a manutenção de projetos. Essas iniciativas garantem suporte técnico, tecnológico e administrativo ao produtor mineiro.

A evolução no padrão da fibra de algodão produzida em Minas Gerais é atestada por análises e testes do laboratório da MinasCotton. A central de classificação de nível internacional foi instalada no estado com suporte do programa estadual.

De acordo com o secretário Thales Fernandes, os ganhos acumulados em produtividade e qualidade geram impactos positivos em toda a cadeia do algodão. Eles revertem em retorno econômico, competitividade global e incremento da renda das famílias produtoras.

*Com informações oficiais de Agência Minas (Governo MG).

Mais notícias de Minas GeraisNo portal RCWTV.

📲 Fique por dentro de tudo em Juiz de Fora e Região!

Receba notícias urgentes, trânsito, alertas policiais, vagas de emprego e utilidade pública no Canal Oficial da RCWTV no WhatsApp.

👉 Clique aqui para entrar no Canal Oficial da RCWTV

FONTE/CRÉDITOS: Fonte: agencia_minas

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Jornalista, fundador, diretor-presidente e editor-geral da RCWTV, portal de notícias de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Começou na TVE, a TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, empreendeu com a Gospel Videos e Produções e transformou a...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )